“Não haverá surpresa. Quem tem menos, vai pagar menos, quem tem mais, vai pagar mais”. Foi o que disse o Prefeito Antônio Gomide, ao se referir à cobrança do IPTU deste ano, cujos talões estão sendo preparados e vão ser entregues dentro de poucas semanas. Segundo o Prefeito, a nova planta de valores, que definiu, corrigiu e atualizou os tributos a serem cobrados dos proprietários de imóveis, edificados ou não, no perímetro urbano da cidade, foi amplamente discutida com setores organizados da sociedade. Uma comissão formada por vereadores, representantes das imobiliárias, cadastro técnico e Receita Municipal, avaliou todos os quadrantes da cidade, os benefícios urbanos, os investimentos e os valores de mercado, para a arbitragem do que será cobrado em termos tributários municipais.
Antônio Gomide ironizou administrações passadas ao afirmar que “havia prefeitos que viravam o ano já com os talões preparados para a cobrança do IPTU. No nosso caso é um pouco diferente. Tudo é feito de forma planejada. Sabemos de onde vêm os recursos, sabemos quanto o IPTU e os outros tributos vão render. Daí, não haver a necessidade de apressarmos o processo”, justificou. O Prefeito disse, ainda, que não há a motivação de simplesmente arrecadar por arrecadar. “Observamos a questão custo/benefício. A população tem de estar satisfeita para, também, fazer suas contribuições legais. E, felizmente, esta satisfação tem-nos sido revelada diariamente. Somos abordados por moradores do centro e dos bairros, muitos deles se referindo aos benefícios que promovemos em forma de obras físicas e sociais”, relatou Antônio Gomide.
Calendário
De acordo com o que se apurou, a primeira parcela do IPTU deste ano em Anápolis vai vencer no dia 19 de março. Vai ser, também, aquela data, o limite para quem desejar pagar o tributo de uma só vez, aproveitando o desconto que o Governo Municipal oferecerá. As providências para o recebimento do Imposto, principalmente a definição dos bancos, postos de atendimento e outros setores que facilitem as operações, já foram devidamente tomadas. Antônio Gomide assegurou que a pretensão é de se oferecer conforto, comodidade, agilidade e praticidade nas operações de recebimento dos tributos municipais. “O contribuinte gosta de ser bem tratado. Assim sendo, as equipes foram treinadas e as facilidades técnicas providenciadas para que não se ofereçam problemas durante o período de recebimento do IPTU”, disse o Chefe do Executivo.
Antônio Gomide ainda falou sobre a volta dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal e sobre o seu relacionamento com os vereadores. Segundo ele, o tripé formado pelo Executivo, Judiciário e Legislativo é a espinha dorsal da democracia. “Os vereadores cumprem seu papel, o Judiciário idem e nós, do Executivo, também devemos fazer a nossa parte. Tudo de forma harmoniosa, a fim de que a população seja beneficiada”, sentenciou. Quanto ao envio de projetos de modificação da estrutura administrativa da Prefeitura, Antônio Gomide disse que “quando chegar a hora, e isso vai acontecer logo, os vereadores serão chamados a apreciarem as modificações que iremos propor“, concluiu.
Mesmo com queda na arrecadação, município bate metas na saúde e na educação
O prefeito Roberto Naves esteve na Câmara Municipal, nesta quinta-feira, 28/9, para a audiência de prestação de contas referente ao...