A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o Wegovy (semaglutida 2,4 mg), o primeiro medicamento para tratamento da obesidade e o sobrepeso. A decisão foi publicada nesta segunda-feira, 2, no Diário Oficial da União.
O medicamento é produzido pela farmacêutica Novo Nordisk. A semaglutida deve ser aplicada semanalmente, ela age na produção de insulina e na sensação de saciedade. A molécula induz a perda de peso e reduz a fome do paciente. Esta combinação contribui para que o indivíduo coma menos e, consequentemente, tenha um déficit calórico e emagreça.
Estudos clínicos indicaram a redução de 17% do peso corporal nos pacientes em um período de 17 meses.
Para o presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), Paulo Miranda, a aprovação é um marco importante no combate à obesidade.
“Temos um pequeno arsenal de medicações disponíveis hoje e este é o remédio que nos estudos demonstrou a maior potência em redução de perda de peso de forma sustentada e segura”, afirma Paulo Miranda.
Vale ressaltar que ainda não há uma data definida de quando a substância chegará nas farmácias brasileiras e nem de quanto ela custará.
O medicamento ainda não foi submetida para teste na Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (CONITEC) para um eventual oferecimento no sistema público de saúde. A substância foi aprovada nos Estados Unidos no final de 2021. O preço é de US$ 1.349 (cerca de R$ 6 mil).