VERSÃO FLIP
sexta-feira, 28 de novembro, 2025
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
sexta-feira, 28 de novembro, 2025
Contexto

Produção industrial de Goiás cresce por três meses seguidos e sai do vermelho

de Redação
13 de agosto de 2020
em Economia
Reading Time: 4 mins read
0 0
A A
0
Produção Industrial

Em junho de 2020, a produção industrial goiana avançou 0,7% frente a maio do mesmo ano (série com ajuste sazonal), sendo o terceiro aumento do ano consecutivo. Em 2020, a indústria goiana só teve retração no mês de março, quando se iniciaram as medidas de isolamento social. Já a produção industrial nacional avançou 8,9% na mesma base de comparação, intensificando a expansão observada no mês anterior (8,2%). Os dois meses seguidos de crescimento eliminaram parte da perda de 26,6% registrada em março e abril, no ponto mais baixo da série.

Na comparação com junho de 2019, a indústria goiana cresceu 5,4%, sendo o maior avanço no ano e também o maior do país, mostrando assim que o mês de junho de 2020 é melhor que o de 2019, mesmo com pandemia. Já em nível nacional, a produção diminuiu 9,0%, sendo a oitava queda consecutiva da série histórica. Se por um lado os índices da indústria nacional foram negativos tanto para o fechamento do segundo trimestre de 2020 (-19,4%), como para o acumulado do primeiro semestre do ano (-10,9%), por outro lado, a indústria goiana já obtém um acumulado de 0,9% no primeiro semestre do ano.

Alimentos e medicamentos

Crescimento teve influência da fabricação de produtos alimentícios e de medicamentos Para entender melhor a variação de 5,4% da indústria goiana em junho de 2020 em relação a junho de 2019, a Tabela 2 mostra a variação por segmento da indústria. As principais variações positivas foram observadas na fabricação de produtos farmoquímicos e farmacêuticos (19,2%), sendo o maior aumento desde outubro de 2019 (20,5%); seguido da fabricação de produtos alimentícios (10,7%), sendo o melhor resultado desde maio de 2019 (16,4%); e da fabricação de produtos de minerais não-metálicos (3,5%), sendo o primeiro resultado positivo, depois de três quedas consecutivas. Os produtos que mais influenciaram para o resultado em cada setor foram medicamentos para a primeira, açúcar VHP e açúcar cristal para a segunda e misturas betuminosas fabricadas com asfalto ou betumes e cimentos “Portland” para a terceira.

Por outro lado, as variações negativas foram observadas nas atividades de fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias (-60,9%), sendo a quarta queda consecutiva, acumulando uma perda de 50,2% nesse primeiro semestre de 2020; seguido pela fabricação de produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos (- 7,8%), que teve 3 quedas consecutivas, mas acumula no ano uma queda de apenas 2,5%, devido ao crescimento do primeiro trimestre; e, por fim, pela fabricação de outros produtos químicos (-9,3%), que teve 3 quedas consecutivas, mas ainda acumula no ano um crescimento de 2,2%, devido também ao primeiro trimestre, que foi positivo. Os produtos que mais influenciaram o resultado em cada setor foram automóveis com motor a gasolina, álcool ou bicombustível para a primeira, latas de ferro e aço para embalagem de produtos diversos para a segunda e superfosfatos para a terceira.

Goiás e Rio de Janeiro

Em junho de 2020, 14 dos 15 locais pesquisados tiveram taxas positivas na comparação com maio, na série com ajuste sazonal. Os maiores avanços foram no Amazonas (65,7%) e no Ceará (39,2%).

Rio Grande do Sul (12,6%), São Paulo (10,2%) e Santa Catarina (9,1%) também mostraram expansões mais intensas do que a média nacional (8,9%). Apenas Mato Grosso (-0,4%) apresentou recuo. As informações são da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) Regional. O Gráfico 1 mostra como os estados se comportaram no mês de junho de 2020, em relação a maio de 2020, na série com ajuste sazonal. No crescimento de 8,9% da atividade industrial na passagem de maio para junho de 2020, na série com ajuste sazonal, observa-se perfil disseminado de resultados positivos alcançando 14 dos 15 locais pesquisados. O comportamento reflete a ampliação do movimento de retorno à produção (mesmo que de forma parcial) de unidades produtivas que interromperam seus processos produtivos, por conta dos efeitos causados pela pandemia da COVID-19.

Dos 15 locais pesquisados, apenas dois possuem acumulado no ano positivo, mostrando que nesses locais a indústria no primeiro semestre de 2020, foi melhor que o de 2019. Os únicos locais que possuem acumulado positivo no ano são Rio de Janeiro (2,3%) e Goiás (0,9%).

PIM-PF

A Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) gera indicadores de produção mês a mês para as indústrias extrativa e de transformação. As informações nos permitem analisar o nível da produção ao longo do tempo para uma mesma Unidade da Federação ou entre Unidades da Federação, em diferentes setores de atividade. (Com informações da Assessoria do IBGE/GO)

Rótulos: economia

Mais Artigos

Imagem: Ilustrativa

Goiás avança em liberdade econômica e facilita abertura de negócios

de Redação
22 de novembro de 2025
0

Estado ocupa segundo lugar nacional com 962 atividades dispensadas de alvarás e licenças. Goiás conquistou o segundo lugar no ranking...

Goiás mantém 9º lugar no ranking do PIB do Brasil, que é liderado por São Paulo

de Claudius Brito
14 de novembro de 2025
0

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), através do Sistema de Contas Nacionais, divulgou nesta sexta-feira (14/11), o resultado...

Pesquisa mostra, ainda, diferenciação entre rendimentos de homens e mulheres. Imagem: Reprodução

Salário-mínimo rege a renda média em 81% das cidades e remunera 1/3 das pessoas

de Redação
13 de outubro de 2025
0

Novo recorte do Censo 2022, sobre ocupação e renda média, reafirma a importância do salário mínimo na economia Em 81%...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Imagem: Reprodução/Internet

    Bolsonaro é preso preventivamente pela Polícia Federal em Brasília

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Pastor é condenado a 95 anos por abusos sexuais a fiéis em Anápolis

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Alerta máximo: tempestades e chuvas intensas atingem GO, DF e mais 17 estados

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Adeus ao mestre do balcão: Anápolis se despede de Pedro Dorneles, ícone da cultura de boteco na cidade

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Mais de mil garrafas de vinho argentino falsificado são apreendidas em Goiás

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui