VERSÃO FLIP
domingo, 6 de julho, 2025
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
domingo, 6 de julho, 2025
Contexto

Produção industrial de Goiás cresce por três meses seguidos e sai do vermelho

de Redação
13 de agosto de 2020
em Economia
Reading Time: 4 mins read
0 0
A A
0
Produção Industrial

Em junho de 2020, a produção industrial goiana avançou 0,7% frente a maio do mesmo ano (série com ajuste sazonal), sendo o terceiro aumento do ano consecutivo. Em 2020, a indústria goiana só teve retração no mês de março, quando se iniciaram as medidas de isolamento social. Já a produção industrial nacional avançou 8,9% na mesma base de comparação, intensificando a expansão observada no mês anterior (8,2%). Os dois meses seguidos de crescimento eliminaram parte da perda de 26,6% registrada em março e abril, no ponto mais baixo da série.

Na comparação com junho de 2019, a indústria goiana cresceu 5,4%, sendo o maior avanço no ano e também o maior do país, mostrando assim que o mês de junho de 2020 é melhor que o de 2019, mesmo com pandemia. Já em nível nacional, a produção diminuiu 9,0%, sendo a oitava queda consecutiva da série histórica. Se por um lado os índices da indústria nacional foram negativos tanto para o fechamento do segundo trimestre de 2020 (-19,4%), como para o acumulado do primeiro semestre do ano (-10,9%), por outro lado, a indústria goiana já obtém um acumulado de 0,9% no primeiro semestre do ano.

Alimentos e medicamentos

Crescimento teve influência da fabricação de produtos alimentícios e de medicamentos Para entender melhor a variação de 5,4% da indústria goiana em junho de 2020 em relação a junho de 2019, a Tabela 2 mostra a variação por segmento da indústria. As principais variações positivas foram observadas na fabricação de produtos farmoquímicos e farmacêuticos (19,2%), sendo o maior aumento desde outubro de 2019 (20,5%); seguido da fabricação de produtos alimentícios (10,7%), sendo o melhor resultado desde maio de 2019 (16,4%); e da fabricação de produtos de minerais não-metálicos (3,5%), sendo o primeiro resultado positivo, depois de três quedas consecutivas. Os produtos que mais influenciaram para o resultado em cada setor foram medicamentos para a primeira, açúcar VHP e açúcar cristal para a segunda e misturas betuminosas fabricadas com asfalto ou betumes e cimentos “Portland” para a terceira.

Por outro lado, as variações negativas foram observadas nas atividades de fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias (-60,9%), sendo a quarta queda consecutiva, acumulando uma perda de 50,2% nesse primeiro semestre de 2020; seguido pela fabricação de produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos (- 7,8%), que teve 3 quedas consecutivas, mas acumula no ano uma queda de apenas 2,5%, devido ao crescimento do primeiro trimestre; e, por fim, pela fabricação de outros produtos químicos (-9,3%), que teve 3 quedas consecutivas, mas ainda acumula no ano um crescimento de 2,2%, devido também ao primeiro trimestre, que foi positivo. Os produtos que mais influenciaram o resultado em cada setor foram automóveis com motor a gasolina, álcool ou bicombustível para a primeira, latas de ferro e aço para embalagem de produtos diversos para a segunda e superfosfatos para a terceira.

Goiás e Rio de Janeiro

Em junho de 2020, 14 dos 15 locais pesquisados tiveram taxas positivas na comparação com maio, na série com ajuste sazonal. Os maiores avanços foram no Amazonas (65,7%) e no Ceará (39,2%).

Rio Grande do Sul (12,6%), São Paulo (10,2%) e Santa Catarina (9,1%) também mostraram expansões mais intensas do que a média nacional (8,9%). Apenas Mato Grosso (-0,4%) apresentou recuo. As informações são da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) Regional. O Gráfico 1 mostra como os estados se comportaram no mês de junho de 2020, em relação a maio de 2020, na série com ajuste sazonal. No crescimento de 8,9% da atividade industrial na passagem de maio para junho de 2020, na série com ajuste sazonal, observa-se perfil disseminado de resultados positivos alcançando 14 dos 15 locais pesquisados. O comportamento reflete a ampliação do movimento de retorno à produção (mesmo que de forma parcial) de unidades produtivas que interromperam seus processos produtivos, por conta dos efeitos causados pela pandemia da COVID-19.

Dos 15 locais pesquisados, apenas dois possuem acumulado no ano positivo, mostrando que nesses locais a indústria no primeiro semestre de 2020, foi melhor que o de 2019. Os únicos locais que possuem acumulado positivo no ano são Rio de Janeiro (2,3%) e Goiás (0,9%).

PIM-PF

A Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) gera indicadores de produção mês a mês para as indústrias extrativa e de transformação. As informações nos permitem analisar o nível da produção ao longo do tempo para uma mesma Unidade da Federação ou entre Unidades da Federação, em diferentes setores de atividade. (Com informações da Assessoria do IBGE/GO)

Rótulos: economia

Mais Artigos

Imagem: Ilustrativa

Sequência da reforma tributária para 2026 preocupa classe empresarial

de José Aurélio Mendes
3 de julho de 2025
0

Especialista orienta sobre escolhas estratégicas, mudanças no Simples Nacional e preparo antecipado para evitar surpresas Com a entrada em vigor...

PIB Goiás- Destaque para a soja- Imagem ilustrativa

PIB de Goiás cresce 7,7% no primeiro trimestre de 2025, aponta pesquisa

de Redação
17 de junho de 2025
0

O Produto Interno Bruto (PIB) de Goiás cresceu 7,7% no primeiro trimestre de 2025, na comparação com o mesmo período...

Daia-M1-Noticias

Produção industrial em Goiás cresce 4,6% em abril. Veja os motivos da alta

de Claudius Brito
11 de junho de 2025
0

A produção da indústria goiana cresceu 4,6% em abril, em relação ao mês anterior (março). A informação é da Pesquisa...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • representantes da empresa e do sindicato se reuniram e concordaram, de forma amistosa, em retomar integralmente a circulação dos ônibus. Imagem: Reprodução

    Liminar garante volta dos ônibus do Sistema de Transporte Coletivo às ruas de Anápolis

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Saiba por que o 7 é considerado o número da perfeição, segundo a Bíblia

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Idosa morre em Anápolis após picada de aranha

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Viaduto Ayrton Senna passa por reformas para melhorar fluidez do trânsito

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Gestão de Márcio Corrêa tem evolução de receitas próprias no primeiro quadrimestre

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui