No entanto, segundo a Adueg, o plano ainda está retido no Executivo e não há previsão para seu envio à Alego, que entra em recesso no dia 30 de junho. O plano é fruto de um consenso entre a Adueg, o grupo de trabalho responsável pela elaboração e o governo de Goiás. “Nos empenhamos para elaborar um novo plano de carreira que efetivamente valorize os docentes da UEG e elimine distorções presentes no documento em vigência. Agora cabe ao governo honrar o compromisso firmado”, afirmou o presidente da Adueg, professor Marcelo Moreira, à época.
O Mais Goiás tentou contatar a assessoria da UEG para obter informações sobre o status do plano, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria.
Principais Pontos do Plano de Carreira
O plano de carreira inclui três principais pontos de reivindicação da categoria, acordados com o governo:
- Destravamento das Progressões: O plano permite a progressão para duas novas classes: a classe 4, destinada a doutores, e a classe 5, para pós-doutores.
- Regime de Tempo Integral: O Regime de Tempo Integral de Dedicação à Docência e à Pesquisa (RTIDP) será concedido a pedido do docente e em fluxo contínuo.
- Extinção do Quadro de Vagas Atual: O plano prevê a eliminação do limite de cargos por classe, que existia no quadro de vagas atual.
A Adueg espera que o governo cumpra o compromisso firmado para evitar uma nova paralisação dos professores da UEG.