As inscrições para o Pró-Atleta de 2022 foram abertas nesta terça, dia 22. Realizado pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), o programa visa fomentar o esporte de alto rendimento em Goiás, disponibilizando bolsas mensais para os atletas. Em 2021, foram 600 competidores cadastrados, com 12 parcelas recebidas.
O prazo para se inscrever vai até o dia 2 de março, totalizando pouco mais de uma semana. O atleta deve preencher os requisitos no site do programa. Está prevista para o dia 17 de março a publicação extraoficial dos contemplados. Já a lista oficial com os nomes sai no dia 23 de março.
Inventor brasileiro constrói triciclo a vapor feito em casa
A seleção dos atletas acontece por meio da colocação no ranking da modalidade em que disputa. Ter idade entre 8 e 35 anos também é requisito, salvo os portadores de necessidades especiais, que não tem limite de idade para serem incluídos no Pró-Atleta. A bolsa pode ser usada para despesas como educação, alimentação, saúde, passagens para eventos esportivos, inscrições, transporte urbano e para aquisição de materiais.
Paralimpíadas
São reservadas 10% das bolsas para o paradesporto, que vem ganhando cada vez mais espaço. Nas Paralimpíadas de Tóquio, no último ano, seis dos 14 representantes goianos que estiveram em disputa foram contemplados pelo programa, incluindo quatro jogadoras da seleção brasileira de vôlei sentado (Jani Freitas, Ádria Jesus, Pâmela Pereira e Nurya Almeida), que conquistou a medalha de bronze no Japão.