Um inventor de nome Joel, de Minas Gerais e com apenas a 6ª série concluída, tem ganhado fama nacional de gênio da baixa tecnologia. Já tendo inventado diversos modelos de motores movidos a vapor, o mineiro deu um salto mais ousado ultimamente, criando um triciclo movido à lenha. Ele compartilhou a criação e as voltas dadas no invento em seu canal no Youtube: Professor Pardal Brasil.
O veículo conta com um motor a vapor e funciona com um cilindro de gás atuando como caldeira, dentro de um tambor de churrasqueira servindo de fornalha. Em um dos vídeos, o Professor Pardal brasileiro aparece até assando uma carne utilizando o motor do triciclo.
Prouni 2022 abre inscrições nesta 3ª feira e notas do Enem 2020 e 2021 serão aceitas
A caldeira é alimentada com água por cima, seja por garrafas pets ou de outra maneira. O vapor que é gerado segue por um sistema de tubos para pistões de gás de amortecedor, convertidos em pistões de vapor como os de uma locomotiva antiga. É gambiarra, e Joel é o primeiro a afirmar isso. Mas funciona, como pode ser visto no vídeo baixo.
Nova versão a caminho
Apesar do veículo funcionar e o vídeo ter viralizado, o inventor não ficou satisfeito com o resultado e está desenvolvendo uma nova versão do triciclo. Para o ‘upgrade’, Joel utilizará cabeçotes de motor a explosão, que deixará o veículo mais potente. Antes do triciclo a vapor, ele havia apresentado um motor a vapor do tipo Stirling, usado em pequenas aplicações como ventiladores no século 19, uma bomba a vapor ao estilo do século 18, e um motor a vapor de Heron de Alexandria, do Egito do século 1, o primeiro da história humana.