VERSÃO FLIP
segunda-feira, 8 de dezembro, 2025
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
segunda-feira, 8 de dezembro, 2025
Contexto

Projeto Social de Judô beneficia 650 crianças em Anápolis

de Felipe Homsi
30 de abril de 2015
em Esportes
Reading Time: 4 mins read
0 0
A A
0
Projeto tem ajudado a dar um novo rumo à vida de muitas jovens

Projeto tem ajudado a dar um novo rumo à vida de muitas jovens

A Federação Goiana de Judô (FEGOJU) mantém, em parceria com a Prefeitura de Anápolis e o Governo Estadual, um projeto que beneficia 650 crianças. Os alunos, que praticam a modalidade esportiva em clubes e academias da cidade, recebem todo o uniforme e estrutura de treino necessária. Com sede em Anápolis, a FEGOJU possui aproximadamente, em todo o estado, 40 entidades filiadas. Cerca de 10 estão localizadas em Anápolis
Para o presidente da Federação, Josmar Amaral Gonçalves, o trabalho social desempenhado é “importantíssimo”. Ele enfatiza a importância do Judô para a formação do caráter. E compara o desenvolvimento deste esporte no Brasil e no Japão, para exemplificar: “Nós vemos culturas diferentes. Um país que é focado no futebol – não desmerecendo o esporte – mas nós estamos preocupados com o lado educativo. O Japão, um país superdesenvolvido, que foca o judô como um meio, ferramenta de educação”, menciona.
Crianças entre seis e 14 anos participam deste projeto de inclusão social. Os professores e o aluguel dos locais de treinamento são custeados pela iniciativa. Para Josmar, “o principal objetivo o Judô é educar”. Entre as principais metas da ação social promovida por este esporte, em Anápolis, está a diminuição dos fatores de risco para crianças e adolescentes. Thiago Souza, 32, servidor público da saúde em Anápolis, luta Judô desde os seus 10 anos de idade.
Ele enxerga este esporte como “transformador de vidas”. Ele, que, na década de 90, foi campeão goiano, sabe que este o judô traz “uma filosofia de vida muito forte” e que “ajuda na formação”. “Os Pais (dos alunos) começam a ver a mudança, a transformação através do esporte. É uma filosofia de vida, que traz a educação, que traz a formação”, diz. Quem pratica este esporte, conforme destaca, “tem uma base para continuar na vida”.
O presidente da Federação Goiana de Judô, Josmar Amaral Gonçalves, continua defendendo a importância do Judô para os pequenos lutadores. “Esses meninos, ao invés de focarem em atividades que não seriam educativas, estão com as mentes voltadas para o esporte”, afirma. Os participantes do projeto devem apresentar bons rendimentos escolares e ter bom comportamento. Os professores de Judô cobram estes quesitos constantemente.
A Confederação Brasileira de Judô doa, anualmente, seis passagens aéreas para um técnico goiano e atletas do estado que participam do Campeonato Brasileiro. Os uniformes, agasalhos, camisetas e demais itens de treino e luta são disponibilizados pelo Governo do Estado. A Prefeitura oferece um valor financeiro para manter a iniciativa da Federação Goiana. Ele lamenta, porém, a baixa participação do empresariado no projeto. E destaca que muitas empresas patrocinam times de futebol e deixam de investir em outras modalidades. Josmar também destaca que “falta apoio político”, para o desenvolvimento do Judô.

Judô em Anápolis
Além do projeto social, a Federação Goiana de Judô incentiva a prática esportiva de alto rendimento, para que atletas goianos possam ser destaques em competições nacionais. O Campeonato Estadual de Judô possui oito etapas, sendo quatro delas realizadas em Anápolis. Na disputa dos regionais, que são seletivas para o Campeonato Brasileiro, Anápolis faz parte da região que inclui os estados do Centro-Oeste brasileiro, além, do Tocantins e Acre.
Cem atletas goianos representaram o Estado, de 17 a 19 de abril, no Campeonato Brasileiro de Judô – região VI, realizado em Campo Verde (MT). Os judocas trouxeram 40 medalhas para Goiás, sendo sete de ouro, 16 de prata e 17 de bronze. Os anapolinos Roberta Rodrigues (sub 15) e Hérlio Mariano Bastos (sub 13) garantiram o ouro para Anápolis. Goiás ficou na 3ª colocação geral do torneio.
Lutar “por amor”
O anapolino Hérlio Mariano Bastos de Morais Junior possui apenas 11 anos e já carrega medalhas importantes no peito. Foi bronze no Campeonato Pan-americano de Judô realizado no ano de 2014, em Porto Rico. Também foi ouro no Brasileiro de 2014, realizado em João Pessoa (PB). Ele carrega outros títulos, como o de campeão da Copa Palmas (2014) e o Regional de 2014. O garoto destaca e o que mais gosta no esporte: “os golpes, que são muito legais”.
Para ele, o Judô ensina “muita educação e respeito pelos próximos”. Para ser um campeão, de acordo com sua opinião, o judoca precisa , além de ter educação e respeito e treinar”. Ele treina em torno de duas horas por dia. Seu sonho? “Ser campeão olímpico”. Seu pai, Herlio Bastos, o ajuda no que pode, “dando motivação”. Ele compara o Judô com outros esportes: “O futebol machuca muito, e o judô não machuca tanto. E dá educação e respeito. E eu nunca vi um jogador com muito respeito”.
Outros tipos de luta também são citados por ele: “Acho que menino entra na academia de Jiu Jitsu, aí já vai direto ensinando chave-de-braço, é muito perigoso”, cita. Ele ainda não acredita que o Judô possa se tornar o principal esporte no país. “Eu acho que não, porque os meninos só querem saber de futebol”, destaca. Hérlio reconhece que gosta de futebol e até joga um pouco, mas o esporte que fala mais alto, com certeza, é o Judô. Quando questionado o porquê de gostar tanto deste esporte, ele responde: “Por amor”.

Outros títulos – Hérlio Bastos de Morais Junior
Tricampeão (2011, 2012 e 2013) dos Jogos da Primavera
Tetracampeão (2011, 2012, 2013 e 2014) dos Jogos Abertos de Anápolis
Tricampeão (2012, 2013 e 2014) do Campeonato Goiano de Judô, na sua categoria
Campeão da Copa Nacional Minas Tênis Clube (2014), em Minas Gerais
Campeão Brasileiro Regional (GO,TO, DF, MT, MS, RO e TO) em 2014, no torneio disputado em Ji Paraná-RO
Campeão Brasileiro (27 estados participantes) de 2014, em competição ocorrida em João Pessoa-PB
Campeão do Circuito de Judô em Palmas-TO, ocorrido no final de semana passada.

Mais Artigos

Delegação de Goiás no evento esportivo: presença transformadora. Imagem: Divulgação

IFG brilha na etapa nacional dos Jogos das Instituições Federais

de Redação
5 de dezembro de 2025
0

Delegação goiana conquista destaque no JIF Nacional, reforçando integração, valores esportivos e formação cidadã. O Instituto Federal de Goiás (IFG)...

Foto: Divulgação/Prefeitura de Anápolis

8ª etapa do Circuito Anapolino: veja datas, horários e o que levar para retirar o kit

de Jornal Contexto
1 de dezembro de 2025
0

Atletas devem retirar os kits no Ginásio Newton de Faria antes da corrida marcada para 06 de dezembro. Retirada dos...

Foto: Divulgação/Prefeitura de Anápolis

Após reclamações, Prefeitura informa sobre pagamentos do Bolsa Atleta

de Claudius Brito
28 de novembro de 2025
0

O atraso no pagamento do programa Bolsa Atleta gerou repercussão nas redes sociais. Prefeitura afirma que programa segue e dá...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Imagem: Reprodução

    Caravana da Coca-Cola ilumina Anápolis nesta quarta (03); confira o trajeto

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Tribunal de Justiça promove leilão com mais de 400 veículos, vários de luxo

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Ninguém lidera e nem constrói sozinho

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Anel Viário do DAIA, novela comprida que está perto de acabar

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Saiba por que o 7 é considerado o número da perfeição, segundo a Bíblia

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui