Encontro com dezenas de representantes de diferentes países, serve para o programa denominado “cidades inteligentes”
Anápolis foi um dos municípios brasileiros a responder presente em um evento internacional, realizado na cidade de Barcelona, na Espanha. Uma comitiva chefiada pelo Prefeito Roberto Naves, participou, ao lado de autoridades, especialistas e instituições brasileiras e espanholas, no evento de assinatura da “Carta 22@ Barcelona – Nós somos as cidades que fazemos”, que se estabelece como um chamado a um Brasil mais humano, justo e sustentável a partir de soluções smart cities, ou cidades inteligentes.
UniEvangélica recebe Congresso Brasileiro de Direito Religioso
Os termos foram discutidos coletivamente na sexta-feira (19/11), em meio à 10ª edição do Smart City Expo World Congress, na capital da Catalunha, como um dos resultados do maior evento sobre cidades inteligentes do mundo. Os anapolinos colaboraram para que se registrasse um número recorde de 140 brasileiros (atrás, apenas, da delegação de Israel, com cerca de 170 pessoas), entre autoridades, empresários e empreendedores. A missão brasileira foi organizada pela Global Business, La Salle Technova Barcelona e pelo iCities Smart Cities Solutions – representante do consórcio Fira de Barcelona no Brasil, que realiza desde 2018 a edição brasileira com a chancela do evento internacional – ao lado de entidades como a Frente Nacional de Prefeitos e o Instituto Sociocultural Brasil/China.
O projeto
“Cidades inteligentes são cidades mais eficientes, que estão atentas às soluções tecnológicas e inovadoras, investem com estratégia nos serviços públicos e cuidam melhor dos cidadãos. A temática das smart cities é transversal e engloba os maiores e mais iminentes interesses globais, na linha da sustentabilidade, das boas práticas e da preocupação indissociável com as pessoas e com o planeta. Para tanto, o poder público precisa caminhar de mãos dadas e em comunhão de esforços com a sociedade civil e a iniciativa privada”, destaca Thomas Law, presidente do Instituto Sociocultural Brasil/China (Ibrachina).
No Brasil, o Projeto de Lei nº 976/21 que pretende instituir a Política Nacional de Cidades Inteligentes foi aprovado no final de outubro pela Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados. O deputado federal Marcelo Ramos (PL-AM), representante da Câmara Federal no evento, confirmou que aquela casa irá lançar a Frente Parlamentar de Apoio às Cidades Inteligentes, no Congresso Nacional. O texto estipula princípios, diretrizes, objetivos e metas para a implantação de cidades inteligentes que atraiam soluções e tecnologias na gestão de serviços e infraestrutura dos municípios, como saneamento, saúde e transporte.
O Prefeito Roberto Naves levou para o encontro na Espanha, um relato das inovações administrativas, tecnológicas e logísticas que norteiam sua administração. Ele expôs aos participantes do evento, como têm sido aplicadas as inovações no projeto de governo do Município, com técnicas e procedimentos que facilitam a vida dos munícipes. Dentre os exemplos citados está o Zap da Prefeitura, o Zap da Saúde, a facilitação do acesso do contribuinte aos serviços públicos municipais, os avanços nas políticas de educação, cultura e na segurança pública, com destaque para a implantação da Força Tática.
A 10ª edição do Smart City Expo World Congress foi realizada entre os dias 16 e 18 de novembro. O fórum internacional, que é realizado anualmente em Barcelona, na Espanha, pelo consórcio público-privado Fira Barcelona, mobiliza mais de 25 mil participantes de 150 países.