O evento, realizado na UniEVANGÉLICA teve a presença do governador Ronaldo Caiado e de vários especialistas no tema
O governador Ronaldo Caiado esteve em Anápolis na manhã desta quinta-feira, 25/11. Ele veio participar da abertura do II Congresso de Direito Religioso, promovido pelo Instituto Brasileiro de Direito e Religião (IBDR).
O evento foi sediado na UniEVANGÉLICA, que recebeu dezenas de professores, teólogos, escritores, especialistas e pesquisadores para os debates acerca da temática do Congresso.
Era aguardada a presença do ex-ministro da Justiça de da Advocacia Geral da União (AGU), André Mendonça, que teve de cancelar a sua participação de última hora. Mendonça será sabatinado na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, na próxima semana. Ele foi indicado para assumir uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), vaga essa deixada pelo ministro aposentado Marco Aurélio de Melo.
Estudantes com covid-19 podem pedir reaplicação da prova do ENEM
Na entrevista coletiva à imprensa e no seu discurso no evento, o governador Ronaldo Caiado fez questão de enaltecer a figura de André Mendonça, segundo ele, “uma das maiores cabeças no país em se tratando de direito administrativo e constitucional”.
Ele citou que Mendonça teve participação importante no processo de renegociação das dívidas de Goiás perante a União, contribuindo, dessa forma, com a governabilidade do Estado e a capacidade de retomada de investimentos.
“Tenho certeza de que a sabatina do André [Mendonça] vai ser uma verdadeira aula magna. Tenho certeza de que ele vai demonstrar o quando vai acrescentar ao STF”, sublinhou o governador.
O evento
O presidente da Associação Educativa Evangélica (AEE), abriu o evento saudando a presença das autoridades, convidados e participantes. “A instituição sente muito orgulho em acolher esse evento”, ressaltou.
Um pouco antes, na coletiva de imprensa, ele ressaltou que o IBDR- do qual faz parte como 4º vice-presidente administrativo e financeiro – foi criado em 2018 com o propósito justamente de trazer para a sociedade a discussão de temas importantes, sobretudo, aqueles ligados às liberdades individuais.
A abertura teve sequência com os pronunciamentos do reitor da UniEVANGÉLICA, Carlos Hassel Mendes; o vice-prefeito Márcio Cândido; o presidente do IBDR, Thiago Rafael Vieira, que aproveitou sua participação para a exibição de uma fala direcionada às autoridades e aos participantes do presidente de honra do Instituto, o renomado jurista Ives Gandra.
Memória
Durante o discurso aos congressistas, o governador Ronaldo Caiado aproveitou uma fala feita durante a oração de abertura, em que foi citada a presença dos missionários religiosos em Anápolis.
Caiado afirmou que a presença dos missionários- assunto ao qual pretende dedicar mais conhecimento, segundo ele mesmo enfatizou- teve um papel fundamental não só para Anápolis, mas para Goiás e a região Centro-Oeste.
Foi citada, por exemplo, o papel do médico James Fanstone na medicina e de vários missionários que atuaram na educação. E a criação da escola de enfermagem que, na época, era uma das quatro existentes no Brasil e foi fundamental, inclusive, anos mais tarde, para ajudar na sustentação do projeto de Juscelino Kubistcheck de trazer a capital para o interior do País.
Aberto oficial nesta quinta-feira (25), o II Congresso Brasileiro de Direito Religioso do IBDR prossegue nesta sexta-feira (26). Dentre os temas abordados nas palestras e painéis, estão: Laicidade Brasileira Colaborativa; Direito Religioso e Relações de Trabalho; Liberdade Religiosa e Economia; e Teologia e Filosofia – A Era secular. Além de palestras e painéis temáticos, o Congresso também terá a defesa de artigos. As inscrições para o Congresso são gratuitas e nas modalidades presencial e virtual, sendo que para a participação na defesa de artigos é necessária a inscrição na modalidade presencial.