VERSÃO FLIP
sábado, 21 de fevereiro, 2026
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
sábado, 21 de fevereiro, 2026
Contexto

Quase 30% dos consumidores utilizam nomes emprestados para realizar compras parceladas

de Jornal Contexto
24 de janeiro de 2024
em Brasil
Reading Time: 2 mins read
0 0
A A
0
Prática, embora até comum, é de risco

Prática, embora até comum, é de risco

O acesso limitado ao crédito no Brasil leva muitos consumidores a recorrerem ao empréstimo de nomes de amigos e familiares para realizar compras. Segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 27% dos entrevistados admitiram ter utilizado o nome de outra pessoa para adquirir produtos ou serviços nos últimos 12 meses. A prática, embora solidária, traz consigo riscos financeiros e constrangimentos.

A principal forma de utilização de nomes alheios é através do pedido de cartão de crédito emprestado, especialmente por consumidores com dificuldades em obter crédito aprovado. A pesquisa destaca que 20% dos entrevistados optaram por essa modalidade, seguida por empréstimos (4%) e crediário (3%). Financiamentos (2%) e cheques (1%) foram menos mencionados.

A pesquisa revela que a prática é adotada, principalmente, por aqueles que enfrentam obstáculos no acesso ao crédito ou que lidam com imprevistos sem contar com uma reserva financeira. A recusa de crédito (25%), estouro no limite do cartão de crédito ou cheque especial (20%), e a falta de tentativa para obter crédito (19%) são as principais razões apontadas pelos entrevistados.

José César da Costa, presidente da CNDL, destaca que o consumidor que empresta seu nome precisa considerar as consequências dessa ação, pois a responsabilidade legal sobre a dívida recai sobre quem emprestou. Alerta ainda que as consequências podem ser negativas tanto financeiramente quanto nas relações sociais.

Aporte familiar

A pesquisa também revela que, ao pedir nomes emprestados, os cônjuges (26%) e os pais (22%) são os mais procurados, seguidos por irmãos (19%). Argumentos como pagamento de dívidas (20%) e despesas essenciais como supermercado (16%), roupas (13%), despesas médicas (13%), e custos para os filhos (13%) são frequentemente utilizados.

A maioria dos consumidores (86%) afirma ter quitado ou estar quitando as parcelas em dia. Entretanto, seis em cada dez desses consumidores afirmam que não emprestariam seus nomes para amigos ou familiares (62%), indicando uma conscientização sobre os riscos envolvidos.

Em relação às dificuldades encontradas, a maioria (62%) relata que a compra transcorreu sem problemas. Na compra online, 18% tiveram alguma dificuldade, enquanto 11% enfrentaram obstáculos em lojas físicas. Roupas, calçados e acessórios (27%), supermercado (21%) e eletrônicos (21%) foram os produtos ou serviços mais adquiridos com nomes de terceiros.

Além dos riscos financeiros, o presidente da CNDL ressalta o perigo de prejudicar as relações sociais ao emprestar nomes. Destaca a importância de recusar concessões de crédito para preservar relacionamentos e evitar desgastes futuros.

Rótulos: anápolisbrasilcapadestaquegoias

Mais Artigos

Governo do Amazonas inicia construção de casas de plástico reciclado que ficam prontas em cinco dias, com 50 m² e produção local em Manaus. Imagem: Reprodução

Projeto piloto constrói casas de plástico reciclável em 5 dias

de Anna Rhaissa
17 de fevereiro de 2026
0

Casas modulares de 50 m² usam blocos de encaixe O Amazonas iniciou um projeto piloto de casas populares feitas com...

Imagem: Contexto/IA

Ministério da Saúde faz comunicado sobre o Vírus Nipah no Brasil após o Carnaval

de Anna Rhaissa
17 de fevereiro de 2026
0

País não registra casos e reforça vigilância epidemiológica contínua O Ministério da Saúde informou que não há casos confirmados do...

Senado. Foto: Jonas Pereira

Brasil mantém pior posição no ranking global de corrupção

de Anna Rhaissa
12 de fevereiro de 2026
0

País registra 35 pontos e fica abaixo da média O Brasil manteve em 2025 a mesma colocação no Índice de...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Imagem: Ilustrativa/Reprodução Gemini

    Justiça em Anápolis aplica “Maria da Penha” e concede proteção a homem após fim de relação

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Programa federal destina 100 casas à zona rural de Anápolis; inscrições estão abertas

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Comércio varejista da região central de Anápolis vive drama e pede socorro

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Performance no Goianão garante à Anapolina calendário nacional para 2027

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Inscrições para seleção de Analistas de Esporte em Anápolis encerram no dia 20

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui