Nova funcionalidade já beneficia cerca de 20% dos contribuintes goianos a partir desta sexta-feira (20/06)
A partir desta sexta-feira (20/06), os contribuintes goianos que apuram o ICMS pelo regime periódico de apuração contarão com mais praticidade no processo de quitação do imposto. A Secretaria da Economia do Estado de Goiás passa a disponibilizar o Documento de Arrecadação da Receita Estadual (DARE) em um modelo pré-preenchido. A medida já está disponível para aproximadamente 48 mil contribuintes, o que equivale a 20% do total no estado.
Na nova funcionalidade, os contribuintes poderão consultar seus débitos em aberto e gerar o DARE com base em dados extraídos diretamente da sua Escrituração Fiscal Digital (EFD). A novidade visa reduzir erros no preenchimento dos campos obrigatórios, aumentar a transparência no cumprimento das obrigações tributárias e proporcionar mais comodidade aos usuários no pagamento dos códigos de apuração mensal (cód. 300) e do ICMS normal apurado (cód. 108).
O modelo tradicional de emissão de documentos continuará disponível nesta fase inicial, permitindo uma transição gradual para o novo procedimento. No entanto, em um futuro próximo, o novo sistema será adotado como a única forma para a emissão do DARE referente ao ICMS mensal apurado.
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.