Os bons motoristas do trânsito brasileiro serão recompensados. O Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), também chamado de Cadastro Positivo de Condutores, passa a ser ativado no dia 13 de outubro e trará benefícios para quem apresenta bom comportamento no trânsito, sem multas nos últimos 12 meses. O cadastro foi pensado e desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) para o Ministério da Infraestrutura.
Eleições gerais podem ter número baixo de abstenções
O registro positivo viabiliza que tanto empresas privadas quanto órgãos públicos possam oferecer muitas vantagens e recompensas de forma variada a motoristas que não têm multas na CNH. Entre os benefícios, é possível encontrar algumas taxas reduzidas de serviços privados e públicos, alguns descontos em estacionamentos e pedágios e até mesmo a vantagem de se obter cashback. Também será possível adquirir algumas condições especiais em casos de locação veicular e para contratar seguros.
Inscrição
A inscrição do Cadastro Positivo não é feita de forma automática e precisa que o motorista responsável pela CNH a autorize. Para registrar, o processo deve ser feito por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), assim como está disponível também no Portal de Serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
No portal da Senatran, é preciso apenas realizar o login e selecionar a opção “Consulte sua situação no cadastro positivo de condutores”; em seguida, deve-se concordar com o termo proposto que autoriza a participação no Cadastro Positivo. Ao concordar com o termo, o motorista consente que o cadastro seja avaliado e será avaliado para receber ou não os benefícios.
Empresas interessadas em participar do programa de recompensas podem entrar em contato com a Senatran e listar, através de um formulário on-line, os benefícios que deseja oferecer.