A ajuda humanitária de Anápolis às vítimas do terremoto no Haiti, ganhou reforço com a doação de 30 toneladas de medicamentos feita por 10 laboratórios goianos, numa campanha realizada pelo Sindicato das Indústrias Farmacêuticas do Estado de Goiás (Sindifargo), em parceria com o Governo de Goiás/Secretaria Estadual de Saúde. Na terça-feira, 19, um caminhão carregado com os donativos seguiu para a Coordenação de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde, responsável pelo envio. A Força Aérea Brasileira (FAB) colocou dois aviões à disposição do Ministério para o embarque.
O presidente do Sindifargo, Eduardo Gonçalves, informou que os laboratórios doaram medicamentos diversos, tais como: antibióticos, antiinflamatórios, analgésicos, reidratantes, dentre outros, além de material para assepsia. As doações foram feitas pelas seguintes empresas: Equiplex; Geo Lab; Green Pharma; Halex Istar; Hospifar; JRD Indústria Farmacêutica; Neo Química; Novafarma, Teuto Brasileiro e Vitapan.
Além disso, foi ainda anunciada pela Prefeitura de Anápolis o envio de uma equipe de voluntários do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para integrar o quadro de ajuda humanitária da Organização das Nações Unidas (ONU) naquele país. O grupo vai empenhar forças para o resgate de vítimas e também levar doações à capital do Haiti, Porto Príncipe, que foi devastada por um terremoto no dia 12 último.
Respondendo à solicitação do Ministério da Saúde, será enviada ao Haiti uma equipe formada por três médicos, três enfermeiros e três técnicos em enfermagem que atendem no município. A equipe foi selecionada entre 27 voluntários que se inscreveram para prestar ajuda humanitária aos haitianos.
De acordo com a coordenação do SAMU de Anápolis, a ajuda foi solicitada somente às cidades que possuem um grande contingente de socorristas, de modo que o atendimento da regional não seja comprometido. O embarque para o Haiti será nos próximos dias, mas os voluntários já estão sendo preparados para a viagem.
Ao oferecer ajuda humanitária para as vítimas do terremoto, os socorristas acreditam que, também, terão um novo aprendizado para o dia-a-dia no trabalho local. Além de prestar os atendimentos médicos e de socorro no Haiti, os voluntários de Anápolis vão levar doações de itens de primeira necessidade. Eles estão realizando uma campanha para arrecadação de alimentos, água e roupas. Os interessados em colaborar podem procurar a sede do SAMU, que fica na Avenida JK, quadra 38, lotes 10 a 15, Parque Industrial Nova Capital, entregando seu donativo.
Brasil – 2.748 ações tramitam na justiça solicitando liberação da cannabis
Os dados foram levantados pela Deep Legal, lawtech especializada em inteligência artificial e gestão preditiva, com base nas informações públicas...