– “Um momento histórico”. Essa foi a frase comum compartilhada entre o bispo diocesano Dom João Wilk e o prefeito Roberto Naves, em torno da celebração de uma permuta que regulariza a situação de 12 imóveis cujos terrenos eram da prefeitura e onde havia edificações da Diocese: igrejas, capelas, centros comunitários. A Praça Bom Jesus, que tinha o terreno pertencente à igreja e equipamentos públicos da Prefeitura, como prédio da Cultura, passou a de fato pertencer ao município.
– A Prefeitura de Anápolis, a Base Aérea, a Câmara Municipal, igrejas, instituições de ensino e a sociedade em geral se mobilizaram em solidariedade à população do Rio Grande do Sul, afetada por uma enchente histórica. A igreja Church City de Anápolis levou um grupo de voluntários para uma ajuda além de donativos. O grupo foi às casas orar, abraçar e viver junto a dor das famílias em meio à tragédia.
– Em nova rodada do censo 2022, o IBGE apontou que Anápolis possui, dentro da sua população, em torno de 800 habitantes autodenominados indígenas e quilombolas.
– Anápolis ficou de luto! Faleceu aos 52 anos de idade, no dia 1º de agosto, o Bispo Auxiliar da Diocese local, Dom Dilmo Franco. Ele nasceu em Formosa e foi ordenado em 10 de janeiro de 1998. Foi eleito Bispo Auxiliar na Diocese de Anápolis em 2019, sendo ordenado em 25 de janeiro de 2020.
– Foi entregue o prédio reformado e ampliado do Centro Pop, unidade destinada ao acolhimento de pessoas em situação de rua em Anápolis. Mais dignidade a essas pessoas.
– O IBGE divulgou a estimativa da população para 2024. Anápolis ultrapassou a casa dos 400 mil habitantes. Mais precisamente, 415.847.
– Jaiara chega aos 76 anos com muita história e vitalidade.
– Anápolis deu adeus a dois ex-vereadores: José Vieira, que teve atuação também destaca na área de saúde, e José Victor Caixeta Ramos, que foi presidente da casa e também do Sindicato Rural de Anápolis. Mais adiante, deu-se também o falecimento do ex-vereador Vespasiano Batista, o Vespa.
– Anápolis se despediu também de um dos seus maiores ícones empresariais e culturais. Faleceu no doa 26 de agosto, aos 94 anos, o empresário Mounir Naoum. Ele teve sua biografia transformada em livro escrito pelo ex-prefeito Pedro Sahium e o jornalista Danilo Boaventura.
– Anápolis se situou entre as 100 cidades mais inteligentes e conectadas do país, conforme levantamento anual da Urban System.
– Curta-Metragem lançou luz sobre o fechamento de Rádios em Anápolis durante a ditadura militar. Romualdo Santillo, Mozart Soares Filho, Godofredo Sandoval, Nilton Pereira e o historiador Juscelino Polonial, entrevistados, ajudaram a resgatar fatos pouco conhecidos da repressão em Anápolis e o papel dos chamados “irmãos coragem”.
– A cidade de Anápolis se despediu no dia 23 de setembro de uma de suas figuras mais ilustres. Faleceu, aos 85 anos, o pastor, professor e advogado Geraldo Ventura da Silva, reconhecido por sua trajetória de fé, ensino e dedicação à advocacia.
– O Anápolis Futebol Clube realizou uma campanha histórica na Série D do Campeonato Brasileiro, sagrando-se vice-campeão no certame e o acesso à Série C. Galo da Comarca, portanto, marcou gol de placa em 2024.
– No dia 1º de outubro, morreu o ex-prefeito Eurípedes Barsanulfo Junqueira: Um legado de dedicação e serviço em Anápolis. Em várias ocasiões, ele chegou a assumir a prefeitura durante as ausências do prefeito. Seu envolvimento contínuo nas questões municipais o levou a ocupar cargos de secretário em quatro diferentes administrações: com Carlos de Pina, Hely Alves Ferreira, Jonas Duarte e Raul Balduíno.
– Em Barcelona, na Espanha, o prefeito Roberto Naves apresentou as plataformas digitais da Prefeitura 24 horas, em encontro de “Cidades Inteligentes”.
– Em reportagem especial, o CONTEXTO trouxe a realidade do sistema de transporte coletivo no município.
– A subseção da OAB Anápolis viveu um momento histórico nas eleições para o triênio 2025-2027, com a vitória esmagadora da chapa municipal (Chapa 1) liderada por Samuel Santos, reeleito com 86,41% dos votos válidos, ou 1.132 votos. Na foto: o presidente reeleito Samuel Santos e os membros da chapa Arinilson Mariano e Wandir Allan.
– Levantamento do CONTEXTO mostrou que 2024 foi o ano mais letal para a dengue em Goiás. Até novembro, foram 408 óbitos no estado. Em Anápolis, foram 53 mortes contabilizadas por dengue e suas complicações, também até novembro.
– De 22 de novembro a 18 de dezembro, a caravana do Papai Noel voltou aos bairros de Anápolis, com o Natal de Coração, um programa social que se consolidou e tornou-se referência em Goiás.
– Henrique Fanstone faleceu no dia 5 de dezembro, aos 98 anos, deixando um legado significativo. Filho de James Fanstone e Ethel Marguerite Peatfield, fundadores do Hospital Evangélico Goiano (HEG), Henrique foi uma figura central na continuidade da tradição familiar. Teve atuação destaca na política como vereador, vice-prefeito e deputado federal.
No dia 10 de dezembro, faleceu em Anápolis o ex-cronista esportivo, ex-servidor público e empresário Celso de Oliveira Campos, aos 87 anos. Ele foi realizador de várias feiras que apresentaram o potencial da cidade.
– Em uma noite memorável, a Associação Atlética Anapolina marcou a história ao lançar oficialmente sua transformação em Sociedade Anônima do Futebol (SAF). A cerimônia foi prestigiada por membros da imprensa, empresários e autoridades locais, destacando a importância dessa nova fase para o clube.
– Complexo da Mulher revitaliza prédio antigo do Hospital Municipal, da década de 60. Esse complexo, inaugurado na noite desta terça-feira, 17/12, é composto pela UPA da Mulher Jamel Cecílio, o Centro da Mulher e a Unidade de Saúde da Mulher (que era o antigo Cais Mulher).
Veja galeria de perdas em Anápolis
Leia ainda: Retrospectiva 2024: Veja os principais acontecimentos na Polícia, no Judiciário e no MP