Nos meses de novembro e dezembro, mais de cinco mil estudantes da Rede Municipal de Educação vão participar do Sistema de Avaliação da Educação Básica, o Saeb. A prova permite que as escolas e as redes avaliem a qualidade da educação pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e será aplicada para alunos dos 5º e 9º anos do ensino público e privado de Anápolis.
Buscando impulsionar os resultados, a Secretaria Municipal de Educação está realizando o “Ideb em Ação”. O projeto envolve a formação de professores, aulas com acompanhamento pedagógico no contraturno escolar, além de simulados, que serão realizados na Plataforma Educa Anápolis, para que os estudantes se sintam mais seguros e preparados para realizar a avaliação. Estudantes do 2º ano também participarão visando diminuir os prejuízos da pandemia.
De Anápolis, multicampeã do kickboxing realiza vaquinha para disputar Sul-Americano
“A prova Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados e, para ampliar as habilidades destes, fortalecendo hábitos de estudo, uma das estratégias foi liberar o retorno 100% presencial dos estudantes do 5º e 9º anos. A estratégia culmina na consolidação da aprendizagem dos estudantes”, destaca a secretária de Educação, Eerizânia de Freitas.
Para Flávia Fernanda Silva, diretora de ensino, embora a educação tenha sofrido impactos pela pandemia, a perspectiva é de que os resultados sejam positivos. “Mesmo com as aulas presenciais interrompidas, os estudantes continuaram tendo acompanhamento dos professores pelas aulas online e, com o retorno presencial, foi intensificado o ensino das matrizes dos componentes curriculares que serão avaliados”, ressalta a diretora.