O Galo encerrou sua participação na fase de grupos do Brasileirão Série D no último domingo (17), com empate diante do Brasiliense em 1 a 1. A equipe comandada por Luiz Carlos Winck terminou na vice-liderança do Grupo 5, com sete vitórias, quatro empates e três derrotas. Agora, pela frente, o Anápolis encara o Real Noroeste, do Espírito Santo, em confrontos de ida e volta por uma vaga nas oitavas de final do torneio.
Assim como no último ano, no qual a Aparecidense se sagrou campeã da Série D, apenas um time goiano conseguiu avançar de fase. Os outros representantes nesta temporada, Iporá e Grêmio Anápolis, já tiveram suas temporadas encerradas precocemente. O Lobo-Guará terminou em 5º do grupo, enquanto a Raposa foi vice-lanterna.
O adversário
O Real Noroeste, fundado em 2008, é o atual campeão capixaba e acumulou campanha positiva na disputa do campeonato nacional. Em uma campanha semelhante em pontos a do Galo, foram seis vitórias, cinco empates e três derrotas para um 3º lugar no Grupo 6. O time do Espírito Santo é treinado por Duzinho, que comanda a equipe desde 2019.
Punição ao empregado: progressão das penalidades
Com um elenco experiente, o adversário do Galo costuma jogar em um 5-4-1. A escalação base conta com Andrade no gol; Jhonnatan Lethieri, Gabriel, Rodrigo Paganelli, Pedro Botelho e Djavan formam a linha de defesa; o meio é composto por Marquinho, Italo, Ícaro Alves e Alex Pixote; enquanto Tony Galego é a referência no ataque.
Problema para o Galo
Mesmo decidindo em casa, o Anápolis terá vida dura, principalmente no jogo de volta. Conforme noticiado pela Federação Goiana de Futebol (FGF), o estádio Jonas Duarte não estará disponível para jogos nos dois últimos finais de semana de julho, por conta das festividades do Arraiana. Como resultado, o Galo da Comarca decidirá o avanço no Estádio Olímpico, em Goiânia.
O jogo da ida entre Real Noroeste e Anápolis está previsto para acontecer no próximo fim de semana, enquanto a volta ocorre no dia 30 ou 31. Quem avançar do embate pega, nas oitavas de final, o vencedor entre Oeste-SP e Caxias-RS.