Prova de certificação tem como objetivo aferir o grau de conhecimento e atuação, por parte do condutor e cão
Dayana Alves Vieira, 3ª Sargento da 2ª Companhia Independente Bombeiro Militar, em Anápolis, foi a primeira bombeira a certificar um cão de buscas no Brasil.
Ao Portal CONTEXTO, Dayane conta que, desde janeiro de 2018, ela e o cachorro, Fini, estão juntos nessa relação que vai muito além do profissional. “Somos uma família. Quando terminamos o expediente, ele vai para casa comigo. Sempre ao meu lado. Essa cumplicidade é algo impressionante”, explica.
A Certificação Nacional de Cães de Busca e Resgate, que foi realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso, tem como objetivo aferir o grau de conhecimento e atuação, por parte do condutor e cão, em um ambiente que simula uma ocorrência real. Dessas forma, é possível comprovar o preparo dos animais nas mais variadas situações.
Questionada sobre as missões ao lado de Fini, a militar cita, com muita dificuldade, a mais marcante. “São vários momentos ao lado dele. Cada dia uma experiência mais emocionante. Porém, se tiver que falar de uma, diria que foi a primeira vez que ele encontrou uma mulher perdida na mata. Para nós, sem dúvidas, não há nada mais importante que encerrar uma ocorrência com a vítima viva e ver o semblante de felicidade no rosto de seus familiares e amigos. Isso é imensurável”, completou Dayane.


