As variações climáticas, como as que estão ocorrendo agora, com a prolongada estiagem, baixa umidade do ar e, também, a poluição produzida por queimadas, estão no “radar” da Secretaria Municipal de Saúde.
Em entrevista à imprensa, durante a inauguração do Centro Médico da Jaiara “Vereador José Vieira”, o titular da pasta, Aladim Batista Nepomuceno Júnior informou que a rede de saúde municipal está em alerta e preparada para um possível aumento de demanda por atendimento.
Ele citou a possibilidade de aumento de demanda por pacientes com problemas respiratórios e, também, pacientes com problemas gastrointestinais, devido ao surto que se tem verificado em Goiás.
Conforme destacou o secretário, a própria unidade entregue na Jaiara é um reforço para a rede.
Aladim Júnior também destacou que a Prefeitura está trabalhando para que em breve possa entregar o Hospital Municipal do Leblon, que funcionará também como um Centro de Internação.

Estrutura
Durante a solenidade, o prefeito Roberto Naves também elencou outras ações na área da saúde, como a UPA da Mulher, que deverá ser entregue no mês de novembro.
Essa UPA conta com recurso de R$ 11,5 milhões destinado pela deputada estadual Vivian Naves (PP), por meio de sua cota de emendas impositivas.
Dessa forma, ressaltou o chefe do Executivo, o município passará de uma UPA (a Alair Mafra, na região Sul), para três UPAs até o final de sua gestão, contanto a já em funcionamento que presta atendimento em pediatria.
E, ainda de acordo com Roberto Naves, quando chegou à Prefeitura a cidade tinha, apenas, um Hospital Municipal funcionando de forma precária e insalubre. Ao final da gestão, serão dois hospitais: o Alfredo Abrahão, já em funcionamento, e o Hospital do Leblon, em conclusão, além do Centro Médico da Jaiara.
O prefeito enfatizou que há muito ainda a ser feito na saúde pelo próximo prefeito ou prefeita, mas que a sua administração fez muito nessa área.
Leia também: Pessoas em situação de rua: um trabalho que vai muito além da estrutura física