A recomendação é que as famílias procurem uma unidade de saúde de seu município para atualizar o cartão de vacinação, principalmente contra a influenza e covid-19, doenças respiratórias que têm transmissão potencializada em grandes aglomerações.
O ideal é que a vacinação seja feita, no mínimo, 14 dias antes da viagem, para que a imunidade esteja ativa.
A superintendente de Vigilância em Saúde da SES/GO, Flúvia Amorim, faz um apelo para que as famílias cuidem dos mais vulneráveis, que são crianças e idosos.
“São cerca de 3 milhões de pessoas esperadas na romaria deste ano e grande parte dessas pessoas são idosos. Precisamos cuidar de todas as formas possíveis e temos vacina para essas doenças. Se você é romeiro e vai se deslocar para Trindade, procure a sala de vacina para que você venha e volte com saúde e segurança”, reforça Flúvia.
Vacinas
A vacinação contra a influenza está liberada para toda a população a partir de 6 meses de idade desde o dia 2 de maio.
A vacina monovalente XBB contra a covid-19 está disponível para crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias dentro do calendário nacional de vacinação.
Ainda, adultos dos grupos prioritários e a partir de agora, para pessoas com mais de cinco anos que não pertençam aos grupos prioritários e que não tenham tomado nenhuma dose.
Leia também: Novo medicamento aumenta em 60% a sobrevivência de pacientes com câncer de pulmão
Esse último grupo poderá tomar uma dose.
Casos
Até o momento, são registrados 3.226 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) em Goiás, sendo 320 por influenza e 493 por covid-19.
Em relação aos óbitos por influenza, é possível ver o impacto das doenças respiratórias para idosos e crianças.
Dos 100 óbitos confirmados por covid-19, 62 são de idosos acima de 60 anos e 12 de pessoas na faixa de 50 a 59 anos.
Dos 29 óbitos por influenza, 12 são de idosos acima de 60 anos e nove de pessoas na faixa de 50 a 59 anos.
Com informações da SES-GO
Comentários 2