Proposta coloca a vacinação por idade decrescente, com reserva para professores e profissionais de educação, além dos grupos prioritários já estabelecidos pelo MS
Acontecerá, ainda na manhã desta quinta-feira, 27/5, uma reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT). O encontro deve reunir membros do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) que buscam por mudanças no Plano Nacional de Imunização (PNI).
A proposta coloca a vacinação por idade decrescente, com reserva para professores e profissionais de educação, além dos grupos prioritários já estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
Como já adiantado pelo Portal CONTEXTO, o secretário de Estado da Saúde, Ismael Alexandrino, que, também, é vice-presidente do Conass, participará do debate e disse, durante entrevista a Tv Anhanguera, que há boa possibilidade de a mudança ser aceita.
A alteração, que vacinaria por idade decrescente, conta com o apoio, também, do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). A avaliação dos gestores é que a vacinação está emperrada. Com a mudança, os municípios poderiam imunizar pessoas por idade o que aumentaria a amplitude de grupos imunizados.




