Afinal, motorista flagrado com o documento expirado perde 7 pontos na carteira (infração gravíssima) e recebe multa de R$ 293,47
2022 chegou com uma nova obrigação batendo à porta de quem é motorista: renovar a CNH (carteira de motorista). Devido à pandemia de Covid-19, os condutores puderam continuar a circular mesmo com o documento vencido.
Mas é chegada a hora de regularizar o documento, caso ele tenha perdido a validade entre março de 2020 e dezembro de 2021.
Segundo o Contran (Conselho Nacional de Trânsito), cada estado segue um calendário específico de renovação da carteira de motorista estabelecido pelas unidades estaduais do Detran (Departamento Estadual de Trânsito).
Já as carteiras vencidas entre maio e junho de 2020 deverão ser renovadas até o final deste mês de janeiro. Como o calendário muda conforme o estado, a dica é: consulte o Detran para não ser pego de surpresa.
O motorista flagrado com a CNH vencida perde 7 pontos na carteira (infração gravíssima) e recebe multa de R$ 293,47. O documento vale por dez anos para motoristas com idade inferior a 50 anos; cinco para aqueles com 50 a 69 anos; e três para condutores com 70 anos ou mais.