“O fornecimento de água tratada depende fundamentalmente da revitalização das nossas nascentes”. A afirmativa é da secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Andréa Vulcanis, que, na última terça-feira (03/08), acompanhou o governador Ronaldo Caiado na inauguração da Estação de Tratamento de Água (ETA) Compacta, no município de Anápolis. O empreendimento, que garantirá a normalidade e a regularidade no abastecimento de água aos anapolinos, foi apresentado pelo presidente da Saneago, Ricardo Soavinski.
Na solenidade de descerramento da placa inaugural, que contou ainda com a presença do prefeito de Anápolis, Roberto Naves, a titular da pasta de Meio Ambiente, Andréa Vulcanis, falou sobre como a preservação dos mananciais do Ribeirão Piancó proporcionou a capacidade de abastecimento.
Caiado alerta para crime ambiental no Ribeirão Extrema
“Temos que lembrar que a água vem do Ribeirão Piancó, e o trabalho do Governo de Goiás, por meio da Semad, começa lá. As nossas nascentes devem ser preservadas para que nossa água tenha quantidade e qualidade para toda a população”, afirmou.
Após os projetos de recuperação e proteção dos mananciais formulados pela Secretaria de Meio Ambiente, por meio da Superintendência de Recursos Hídricos e Saneamento, os produtores rurais da região e a população urbana não enfrentaram mais escassez hídrica desde o ano de 2019. Cessaram os conflitos, uma vez que a Semad conseguiu firmar acordos de alocação e controle de uso da água com os produtores, instalação de equipamentos e plano de manejo que permite a manutenção das atividades durante todo o ano, principalmente no período de estiagem.
Ainda durante a inauguração do empreendimento a titular da Semad, Andréa Vulcanis, lembrou a todos que proteção do meio ambiente e desenvolvimento econômico não são inimigos. “Lembrando do hino de Goiás que fala do nosso Cerrado, da mineração, da agricultura e dos nossos rios, reitero que é por isso que a gente trabalha com muito orgulho, dedicando toda a energia às melhorias para os goianos”, finalizou a secretária.