O Senac Anápolis oferece, atualmente, cursos que vão desde a informática básica (digitação), até cursos de pós-graduação. Entre eles estão cursos de manuscrita em convites, manicura, cabeleireiro, especialização em instrumentação cirúrgica, técnico em enfermagem, gestão de hotéis e pousadas. Esses cursos atendem alunos a partir de 14 anos. Segundo Iolanda Cordeiro, gerente do Senac Anápolis, hoje, estão em andamento 42 turmas. “Esse número de turmas às vezes varia porque atendemos também empresas, dando capacitação aos funcionários, de acordo com as necessidades de cada uma delas”, explica.
Através de todos esses cursos, a unidade atendeu cerca de 12.500 alunos em 2009. E, em 2010, já são 6 turmas do projeto “Jovem aprendiz”, e a partir de agosto, serão oferecidas 30 vagas na nova pós-graduação em Rede de Computadores. “Nesse novo curso teremos parceria com a CISCO, Microsoft, Apple e com todos os Softwares Livres”, observa Iolanda.
A pós-graduação em Redes de Computadores tem como público alvo profissionais com formação superior em cursos de base tecnológica como Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Sistemas de Informação, Análise de Sistemas, Tecnologia em Processamento de dados, Tecnologia em Redes de Computadores, tecnologia em Segurança da Informação e Engenharia de telecomunicações. A duração será de 18 meses e as aulas acontecerão sempre aos sábados, das 8 às 18 horas, na sede do Senac Anápolis.
Segundo a gerente do Senac, o preço da nova pós-graduação estará dentro da média dos preços praticados por outras instituições de ensino da cidade. “O preço será um pouco maior que o dos cursos oferecidos atualmente pelo Senac, justamente por se tratar de uma pós-graduação. Mas estará dentro da média de mercado de Anápolis. Fizemos uma pesquisa para fixar o preço do curso e ele não estará fora dos padrões atuais”, afiança.
As expectativas da gerente em relação à procura pelo curso não poderiam ser melhores. Ela acredita que, dando seqüência a essa pós-graduação, outras especializações na área de informática virão logo em seguida. “Acreditamos na boa repercussão e procura pelo curso, por ser uma especialização pesada. Em seguida, queremos trazer o curso de Segurança e Integração de Redestra”.
A intenção é que a partir de março ou abril, logo após o lançamento do curso de pós-graduação, sejam abertas as inscrições. Ainda segundo Iolanda, os professores virão, primeiramente, das unidades Senac que já ofecerem o curso, como Goiânia, São Paulo e Brasília. E, posteriormente, profissionais da cidade serão convidados para ministrar aulas.
A gerente acredita que o curso será um diferencial para o mercado anapolino. “Somos procurados por empresas que vem de fora e oferecem vagas, mas não conseguem profissionais especializados para aquele cargo. Pretendemos capacitar bons recursos humanos para que essas empresas parem de buscar mão-de-obra fora da cidade”.
Inscrições para o Prouni 2025/2 já estão abertas; confira os critérios
O Programa Universidade para Todos (Prouni) abriu nesta segunda-feira (30/6) as inscrições para o processo seletivo do segundo semestre de...