Em Anápolis, alguns servidores são exemplo para a categoria que tem importância fundamental para a vida dos cidadãos
Todos os benefícios de uma gestão pública bem-feita só são possíveis com o trabalho de pessoas essenciais para o andamento deste: os servidores públicos. No último dia 28 de outubro, foi celebrado o Dia do Servidor Público.
E, para marcar a passagem dessa importante data, a Prefeitura de Anápolis conta um pouquinho da história de alguns desses trabalhadores que fazem parte dos diversos setores do poder público municipal, ajudando a população a usufruir de seus direitos.
A Wania Mariano de Souza, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Habitação e Planejamento Urbano, tem 28 anos de serviço público. Ela trabalha com hortas orgânicas atendendo as escolas municipais e também dá palestras de educação ambiental. “Sou coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental. Eu sempre digo que servir é algo divino. Deus me escolheu como servidora pública para servir ao próximo de uma forma muito bonita, uma forma ligada à questão ambiental.”
Porcos poderão fornecer rins para transplante em humanos
Há cerca de 10 anos, o professor de piano Jesiel Gonçalves Fernandes faz o que ama. “Desde que comecei a aprender música, meu coração já batia mais forte e, quando eu comecei a aprender piano, isso ficou ainda mais intenso”, conta ele, que utiliza a paixão como principal ferramenta de ensino, sobretudo para crianças. “Eu incentivo todos que me procuram a aprender o instrumento e buscar aquilo que vai satisfazê-los durante a vida. Ser servidor nessa área é uma terapia que tira de mim as dificuldades. É um momento que eu deixo todas as preocupações para trás”, diz o servidor da Secretaria Municipal de Integração Social, Esporte e Cultura.
A analista de esportes Matilde Gonçalves da Penha Lote, da Diretoria de Esportes, tem sete anos de serviço público prestado. “Desde quando cursei Educação Física, eu já tinha essa visão de servir a comunidade do esporte para fazer a diferença na vida das crianças, principalmente. Para mim, o esporte é um fator de mudança social capaz de tirar uma criança da rua ou das drogas”, conclui Matilde.
Criado na escola
Carlos Alberto de Carvalho trabalha como porteiro da Escola Municipal Dona Alexandrina há mais de uma década e se sente privilegiado por ser um servidor. “Eu cresci por dentro, criando um laço enorme com a comunidade na qual moro e trato os alunos e pais como se fossem da minha família. Na minha trajetória por aqui, o tempo só me gratificou. Ser servidor veio como um presente para mim”, declara emocionado o servidor da Secretaria Municipal de Educação.
Assim como Carlos, o servidor Fábio Gomes de Souza também trabalha no município há dez anos. Sua função, atualmente, é de encarregado de obras, vinculado à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos. “É um serviço que muito me agrada por eu estar aqui não só no meu trabalho, mas ajudando a população de Anápolis. Faço um serviço pouco percebido por quem passa na rua, como consertar os buracos e dar manutenção na rede pluvial. Isso, para nós, já é um elogio, porque a falta desse serviço causaria problemas para todo mundo e seríamos lembrados de forma negativa, o que não é o caso”, comenta.
Calorosa recepção
As boas-vindas para quem chega ao Centro Administrativo da Prefeitura de Anápolis, tanto para os servidores quanto para os cidadãos que procuram atendimento presencial, fazem parte do trabalho da recepcionista Aldaires Alves Barbosa, servidora há cinco anos. “Eu amo muito poder servir as pessoas. E justamente o que eu mais queria era ser recepcionista, porque é um lugar em que a gente tem a oportunidade de receber o cidadão para que ele se sinta acolhido”, explica Aldaires, da Secretaria Municipal de Governo e Recursos Humanos.
Com vinte anos de serviço público, a assistente social Izildinha Aparecida Santos Castro dá expediente, há seis anos, no CRAS Sul (Centro de Referência da Assistência Social). A servidora, que trabalhou por um bom tempo como auxiliar de educação, vive de perto a realidade extrema de famílias em situação de vulnerabilidade social, que dependem da ajuda do poder público para sobreviver. “Quando as pessoas nos procuram com vários problemas e a gente consegue resolver, eu me realizada profissionalmente”, fala Izildinha, mencionando situações diversas que enfrentou ao longo dos anos.
Ana Valéria Lourenço de Oliveira está na Prefeitura há cinco anos e ministra aulas em cursos profissionalizantes, pela Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Renda. “Nós, servidores públicos, trabalhamos em prol da população e isso nos gratifica muito. Eu acredito que a maioria dos servidores é feliz por ser útil à população. Eu tenho muito orgulho de ser servidora pública e estar servindo a minha cidade”, conta.
Luzes, semáforos, ação!
Desde 2012, Francisco Bento Souza trabalha na Companhia Municipal de Trânsito, Transportes e Serviços Urbanos (CMTT) em uma função que pouca gente conhece: a de eletricista de manutenção semafórica. “Durante esse período, me sinto muito orgulhoso do trabalho que faço. E graças a Deus, com o suporte que a administração nos dá, nosso trabalho é desenvolvido a contento”, afirma Francisco, apontando que o resultado pode ser visto no dia a dia da mobilidade urbana de Anápolis.
Um dos nomes diretamente ligados ao enfrentamento à covid-19 em Anápolis, desde o início da pandemia, é o da Mirlene Garcia Nascimento, servidora da Secretaria Municipal de Saúde há dez anos e efetiva há sete. “Para mim, o serviço público não é um simples trabalho, é um exercício que me apaixona. Tenho paixão pelo trabalho da Vigilância Epidemiológica, pelo exercício não somente da gestão, mas todo o processo de imunização. Minha primeira função dentro do serviço público foi nessa área”, relembra Mirlene, que iniciou a carreira como enfermeira. “Então, profissionalmente, para mim foi mais do que um desafio, foi dedicação pessoal, profissional, foi compromisso com todos e com a cidade”, finaliza.