No último sábado, mais de 60 militares do Exército dos Estados Unidos (EUA) chegaram à Base Aérea de Belém para participar de um exercício combinado na região da Amazônia Oriental, em parceria com as Forças Terrestres brasileiras.
Esses militares norte-americanos iniciarão um treinamento conjunto com a tropa do Comando Militar do Norte (CMN), composta por 1.200 militares e encarregada de coordenar o Exercício CORE23.
As atividades planejadas incluem exercícios nos estados do Pará e Amapá, com um cronograma previsto entre os dias 1º e 16 de novembro.
O transporte dos militares dos EUA é realizado por aeronaves Boeing C-17, projetadas para missões militares variadas, como transporte de tropas, cargas, evacuação aeromédica e lançamento de paraquedistas.
O Exercício CORE é uma manifestação prática de um programa de cooperação estabelecido entre Brasil e Estados Unidos, que prevê exercícios bilaterais anuais até o ano de 2028. Este treinamento fortalece a colaboração entre as duas nações e promove o aprimoramento de suas capacidades conjuntas.