Com a presença do Governador Ronaldo Caiado e de dezenas de autoridades, foi inaugurada na manhã desta terça-feira, 19/11, a nova sede do Ministério Público de Anápolis. A estrutura do MP conta com 4,2 mil metros de área construída. Nos quatro pavimentos do prédio, será possível abrigar, até, 25 promotorias. Atualmente, são 17 promotorias estão em pleno funcionamento, com a expectativa de criação de mais duas para fazer frente à demanda das 23 varas da Comarca local.
O projeto do novo prédio, segundo a coordenadora do Ministério Público em Anápolis, Promotora Sandra Mara Garbelini, começou a ser desenvolvido em 2014, contando, desde então, com o apoio dos titulares da Procuradoria Geral de Justiça. Porém, ela lembrou que a demanda vem desde 1990. De lá para cá, o MP ganhou três áreas, mas, quando havia terreno, não havia disponibilidade de recurso para a obra.
A sede atual do Ministério Público de Anápolis foi viabilizada através de uma Parceria Público Privada, com a empresa RH Empreendimentos Imobiliários e, conforme destacou Sandra Garbelini, se o antigo prédio não tinha condições de acessibilidade, este novo atende todas as normas nacionais e, até, internacionais.
“Foi um projeto onde levamos em conta a eficiência administrativa pública, considerando a economicidade, a qualidade e a rapidez para resolver o problema que tínhamos de falta de estrutura”, pontuou.
Também discursaram na solenidade o presidente da Associação Goiana do Ministério Público, José Carlos Miranda Neves Júnior; o diretor do Foro de Anápolis, Juiz Ricardo Silveira Dourado, representando o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás; o Deputado Estadual Amilton Filho, representando o Legislativo Estadual e o Vice-Prefeito Márcio Cândido, representando o Governo Municipal.
MP Anápolis
O Procurador Geral de Justiça, Aylton Flávio Vecchi, destacou, em seu discurso, que conquistas importantes do Ministério Público de Goiás se originaram em Anápolis, citando a valorização de tutela coletiva que, segundo ele, foi um trabalho liderado pelo ex-Procurador, Roldão Izael Cassimiro, que esteve presente juntamente também com o também ex-Procurador Ronivan Peixoto de Morais.
“O valor da Casa não se faz somente com essa sede robusta, mas com as conquistas dos colegas que aqui passaram e os que aqui estão”, pontuou. Ainda em sua fala, o Procurador Geral enfatizou que o objetivo principal do MP Anápolis, com a sua nova sede, é o objetivo geral do Ministério Público, ou seja, “canalizar esforços para que os promotores possam dar à sociedade aquilo que ela espera de resposta de nós, da nossa missão constitucional”.
Emoção Um momento de emoção na inauguração da sede do MP Anápolis, foi a inauguração de uma placa contendo o nome de todos os 84 promotores que passaram e estão atuando em Anápolis, encabeçando a lista os promotores: Lindolfo Pereira da Silva (1931); Manoel Gonçalves da Cruz (1933) e Mozart Soares (1938). Na ponta recente: Liana Antunes Vieira Tormin (2017); Mônica Fachinelli da Silva (2019) e Marcelo de Freitas (2019).