No próximo dia 26, às 14 horas, na sede do Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), em Goiânia, o Sindicato das Indústrias Cerâmicas do Estado de Goiás (Sindicergo), vai se reunir com a promotora Sandra Mara Garbeline, coordenadora do CAOMA- Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente. Em pauta: o regulamento para a Área de Proteção Ambiental (APA) do Ribeirão João Leite, que define novos procedimentos para a extração de argila. Trata-se de uma medida que pode inviabilizar as empresas do setor localizadas na região, necessitando, pois, de um debate mais amplo entre todas as partes interessadas.
No dia cinco último, a questão foi debatida no encontro entre empresários do segmento, sob a liderança do Sindicergo, e o secretário estadual do Meio Ambiente, Roberto Gonçalves Freire. De acordo com o vice-presidente da entidade, Laerte Simão, naquela oportunidade foi instituído um Grupo Gestor, com a missão de apresentar estudos sobre os impactos sociais gerados pelas ações restritivas e, também, de viabilidade da exploração sustentável para a região.
No último dia 14, a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), através do Conselho Temático do Meio Ambiente promoveu na sede da entidade, uma reunião com a equipe técnica da Semarh, para debater vários assuntos de interesse dos industriais relacionados ao meio ambiente, dentre eles a preocupação do segmento ceramista. Devido a complexidade que envolve a questão, a Câmara de Mineração da Fieg/CNI vai promover um amplo estudo sobre a APA do João Leite, para também ajudar na busca de soluções.
Laerte Simão observou que a expansão do limite de exploração de argila para 10 quilômetros dos mananciais hídricos da APA, quase 40 empresas (que representam em torno de 20% do setor) estarão com seus negócios inviabilizados, devido a dificuldades operacionais e também pela falta de competitividade. Durante a reunião no MPGO, a idéia é sensibilizar o Ministério Público sobre as adversidades enfrentadas pelas empresas e fortalecer parcerias para encontrar soluções práticas e viáveis.
Bolsonaro passou por dois procedimentos médicos nesta terça-feira (12)
O ex-presidente Jair Bolsonaro passou por dois procedimentos médicos nesta terça-feira (12), informa boletim do Hospital Vila Nova Star, na...