A temporada de jabuticabas começou em Goiás e, em Hidrolândia, que é conhecida nacionalmente como a capital da fruta, produtores rurais já recebem os visitantes de todo o país.
O município se consolidou como o maior produtor do fruto no mundo, unindo tradição, geração de renda e turismo rural.
A jabuticaba se tornou a principal fonte de renda para muitas famílias hidrolandenses, seja pela comercialização direta ou pela abertura das propriedades ao turismo. Experiências rurais, ecológicas e gastronômicas movimentam a economia e atraem visitantes que buscam viver de perto a colheita da fruta.
Jabuticaba se tornou a principal fonte de renda para muitas famílias, na comercialização direta ou na abertura das propriedades ao turismo
A Emater Goiás acompanha de perto essa trajetória, oferecendo assistência técnica em diversas frentes, como manejo do cultivo, gestão de propriedades, processamento artesanal e industrial.
Além disso, desde 2021, a instituição desenvolve pesquisas sobre a fruta para ampliar a produtividade e apoiar os produtores locais.
Hoje, a unidade da Emater em Hidrolândia possui cadastro de 128 pomares e quintais com jabuticabeiras, variando de pequenas áreas a propriedades com até 42 mil pés.
Fruta e oportunidades
Para o presidente da Emater Goiás, Rafael Gouveia, a temporada fortalece o turismo rural e valoriza o município como modelo de desenvolvimento no estado.
Quem deseja aproveitar a temporada pode acessar o portal da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Hidrolândia, que disponibiliza um mapa interativo com informações sobre todas as propriedades participantes.
Em plena temporada, a jabuticaba reafirma seu papel como símbolo de Hidrolândia, impulsionando o turismo e a economia local com apoio da assistência técnica da Emater Goiás. (Com informações da Emater-GO/Prefeitura de Hidrolândia)
Acesse aqui o mapa
Leia também: Perdeu o desfile de 7 de Setembro? Veja as imagens do evento em Anápolis




