Um dia depois de ser mandado para o arquivo, devido à falta de quórum qualificado à sua aprovação, o Projeto de Decreto Legislativo que concede título de Cidadão Anapolino ao deputado federal Gustavo Gayer (PL), retornou à pauta do Legislativo Municipal.
A iniciativa é uma propositura do vereador Policial Federal Suender, que é do mesmo partido de Gayer.
Na sessão de ontem (segunda-feira,6), a proposta estava na Ordem do Dia para ser apreciada em primeira e única votação. A votação chegou a ocorrer e teve dois votos em contrário, dados pelos vereadores Rimet Jules e Professor Marcos, ambos do PT.
Ocorre que esse tipo de matéria deve ter quórum qualificado de 2/3 do plenário. O que seria 16 votos e só havia 15. Isso determinou o arquivamento.
Teoricamente, deveria ocorrer um interstício para apresentação de projeto do mesmo teor. Mas, uma brecha no regimento permitiu o retorno do projeto, em 24 horas depois de seu arquivamento.
Essa brecha seria o projeto ter acolhimento de 13 assinaturas favoráveis e o autor, ou seja, o vereador Policial Federal Suender conseguiu reunir essas assinaturas.
Além da sua própria, o vereador teve adesão dos vereadores: Cabo Fred Caixeta, Reamilton do Autismo, Leitão do Sindicato, Jean Carlos, Elias do Nana, Ananias Júnior, Andreia Rezende, José Fernandes, Cleide Hilário, Carlim da Feira, João da Luz e Seliane da SOS.
Assim, a proposta foi inserida na pauta e segue novamente para a apreciação nas comissões técnicas e para análise do plenário em turno único de votação.
O vereador Domingos Paula, que havia votado favoravelmente à propositura, antecipou que irá votar contra devido a essa manobra regimental.
Leia também: UniEVANGÉLICA inaugura campus em Aparecida de Goiânia