A desembargadora foi escolhida pelo critério de antiguidade e o desembargador pelo Quinto Constitucional
O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), Desembargador Leandro Crispim, fará nesta quinta-feira (11), às 17 horas, a posse solene da desembargadora Edna Maria Ramos da Hora e do desembargador Augusto César Rocha Ventura.
A cerimônia será realizada no Plenário Desembargador Homero Sabino de Freitas, na sede do TJGO, em Goiânia. No início de novembro, a desembargadora e o desembargador foram empossados, de forma administrativa, pelo chefe do Poder Judiciário goiano.
Edna Maria Ramos da Hora passa a ocupar a vaga decorrente da aposentadoria do Desembargador Carlos França. Já Augusto Ventura ocupará a vaga decorrente da aposentadoria do desembargador Nicomedes Domingos Borges. A desembargadora foi escolhida pelo critério de antiguidade e o desembargador pelo Quinto Constitucional.
Confira o currículo dos novos desembargadores
Edna Maria Ramos da Hora
É natural de Goiânia, filha de um mestre de obras e de uma dona de casa, tendo crescido ao lado de quatro irmãs e estudado em escolas públicas do Estado. Ainda jovem, enfrentou a perda precoce dos pais, mas manteve viva a vocação para o Direito. Formou-se em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e possui especialização em Direito Penal e Processual Penal.
Ingressou na magistratura goiana em 1990, atuando inicialmente como juíza substituta na Comarca de Cavalcante, que abrange a comunidade Quilombola Kalunga, e participou da instalação da comarca de Alto Paraíso de Goiás. Foi promovida, por antiguidade, para as comarcas de Carmo do Rio Verde e Itapaci, onde exerceu suas funções por vários anos.
Posteriormente, assumiu a titularidade da 3ª Vara Criminal da comarca de Anápolis, unidade em que atuou por mais de 26 anos, tornando-se referência pela dedicação, sensibilidade e firmeza em suas decisões. Ao longo da carreira, a magistrada também integrou Turmas Recursais, atuou na Justiça Eleitoral, com destaque em decisões voltadas ao combate à desinformação, e foi reconhecida no Prêmio TJGO de Produtividade, conquistando os Selos Prata e Bronze em diferentes edições.
Augusto César Rocha Ventura
Foi sócio do escritório Gonçalves e Ventura Advogados Associados, com atuação voltada ao Direito Empresarial, abrangendo as áreas Tributária, Comercial, Societária, Contratual, Ambiental, Civil, Bancária e Administrativa. É presidente da Associação Educativa Evangélica (AEE) e chanceler da Universidade Evangélica de Goiás (UniEvangélica), além de vice-presidente administrativo e financeiro do Instituto Brasileiro de Direito e Religião (IBDR).
Professor titular da Universidade Estadual de Goiás (UEG), leciona as disciplinas de Direito Tributário, Direito Empresarial e Legislação Societária, Direito Ambiental, Direito Administrativo, Instituições de Direito Público e Privado e Governança Corporativa. É mestre em Direito e Políticas Públicas pelo UniCEUB, possui MBA em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getulio Vargas (FGV), é Autor do livro “Cancelamento de benefícios fiscais e (in)segurança jurídica” e doutorando em Direito Constitucional pelo IDP. (Centro de Comunicação Social do TJGO)
Leia também: Presidente da Câmara enaltece escolha de Augusto Ventura para compor o TJGO
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.



