Parecia cena de um filme. Dois aviões de grande porte se chocaram contra as chamadas Torres Gêmeas, no complexo do Wolrd Trade Center, em Nova Iorque, Estados Unidos. Os atentados de 11 de Setembro completam 22 anos e são considerados um dos maiores ataques terroristas da história mundial.
Naquele dia, em 2001, terroristas ligados à Al Qaeda- conforme noticiado na época- sequestraram quatro aviões comerciais da American Airlines. Dois foram lançados rumo às Torres Gêmeas, um terceiro chocou-se contra o prédio do Pentágono (sede do Departamento de Defesa dos EUA), nas proximidades de Washington DC e a quarta aeronave caiu em campo aberto nas proximidades de Shansville, no estado da Pensilvânia.
Na época, o comando do ataque foi atribuído a Osama Bin Laden e seria uma retaliação à invasão do Afeganistão pelos Estados Unidos, no governo George W. Bush. Bin Laden foi perseguido por quase 10 anos e morreu em 2011, numa operação do exército americano no Paquistão.
Mortes
Os ataques deixaram um saldo de 2.996 mortes, sendo 2.977 vítimas e 19 sequestradores.
246 vítimas estavam dentro dos aviões; 2.906 em Nova Iorque- a maioria no complexo do Wolrld Trade Center e 125 na sede do Pentágono.
Todas as mortes foram de civis, exceto 55 militares ligados ao Pentágono.
Leia também: Programa Adote uma Nascente, regulamentado, será implementado no município
Na época, as imagens veiculadas nas transmissões de televisão, mostraram o momento do choque dos aviões nas Torres Gêmeas e os cenários de destruição e mortes também nos demais locais.
No local das ruínas das Torres Gêmeas, um memorial foi construído para homenagear os mortos, inclusive, muitos bombeiros e policiais que trabalhavam no local.
Vários filmes registraram essa triste passagem da história dos EUA.



Comentários 1