CONTEXTO – Quais os problemas decorrentes da má postura?
Érica – A má postura pode causar desvios na coluna, hérnia de disco, espondilartrose (bico de papagaio), artroses, osteoporose e escorregamento da vértebra. Todos esses problemas acarretam dor e em alguns casos prejudicam a realização de atividades rotineiras.
CONTEXTO – Qual a forma correta de se sentar diante do computador?
Érica – A coluna dorsal deve sempre estar apoiada na cadeira, os joelhos devem estar dobrados a, aproximadamente, 90 graus; os pés têm de estar apoiados no chão. É preciso estar atento para a altura da mesa e da cadeira, para que elas sejam compatíveis com a altura da pessoa. Cadeiras muito altas em mesas baixas e vice-versa podem ocasionar problemas na coluna. O computador deve estar alinhado com a altura do olhar de seu usuário para evitar que a pessoa fique com o pescoço dobrado.
CONTEXTO – Existe também uma maneira correta de andar?
Érica – Geralmente as pessoas caminham olhando para baixo, e isso pode acarretar problemas na coluna cervical. Por isso, o ideal é caminhar olhando horizontalmente. Sempre tomar cuidado com mochilas e bolsas muito pesadas, para que um ombro não fique mais alto que o outro, e o tronco não fique inclinado. É preciso distribuir o peso igualmente nos dois lados do corpo.
CONTEXTO – Qual a melhor posição para dormir?
Érica – O recomendado é que se durma de lado, com um travesseiro pequeno entre as pernas e os joelhos dobrados a, aproximadamente, 90 graus. Pode-se, ainda, deitar em decúbito dorsal (de barriga para cima). A posição menos recomendada é mesmo de decúbito ventral (de barriga para baixo) – quando a coluna recebe toda a carga de tensão.
CONTEXTO – O sono mal dormido (tenso) pode influir na postura?
Érica – Sim, é claro. Se a pessoa está muito estressada, não vai conseguir relaxar sua musculatura, sua coluna no período da noite e, consequentemente, não terá muita disposição durante o dia.
CONTEXTO – Existe um tipo de colchão mais adequado para um bom repouso?
Érica – Todo colchão tem um prazo de validade, que, em média, dura cinco anos. Mas não há muita relação entre os problemas de coluna e o colchão em que a pessoa repousa. Muitas vezes, o que acontece é que essas pessoas já têm problemas na coluna e acham que o colchão está causando as dores. Entretanto, é preciso estar atento: colchões muito velhos podem ocasionar dores.
CONTEXTO – O que é Reeducação Postural Global?
Érica – O RPG está no Brasil há mais de 25 anos e consiste em uma avaliação do paciente através de posturas. Acontece uma avaliação da cabeça aos pés, literalmente. Todos esses dados são jogados em um quadro que ajuda a avaliar quais posturas deverão ser tratadas. No total são oito posturas, cada uma com duração de 20 minutos. Uma sessão de RPG, geralmente, dura uma hora, e, nesta sessão trabalham-se duas posturas. Sempre, a cada sessão, o paciente passa por uma nova avaliação.
CONTEXTO – Quanto tempo demora o tratamento?
Érica – O tempo de tratamento depende do problema a ser tratado. Através dos resultados da avaliação inicial o fisioterapeuta estipula de quantas sessões o paciente irá precisar. Esse número pode aumentar ou diminuir, dependendo da evolução do quadro.
CONTEXTO – Para quais tipos de problemas o RPG é indicado?
Érica – O RPG pode ser indicado para casos de hérnia de disco, escolioses – desvios na coluna; hiperlordoses – aumento da curvatura da coluna; hipersifose – corcunda. Problemas de dor causados por osteoporose, artroses, espondilartrose (bico de papagaio) e quando o paciente tem metade de uma vértebra a mais na coluna.
CONTEXTO – Existem outras maneiras de se combater a má postura? Quais são elas?
Érica – O primeiro passo é fazer uso de mobiliário compatível com a altura da pessoa. As atividades físicas também são importantes, assim como os alongamentos. O sedentarismo é uma das principais causas de dores na coluna e da má postura. A auto-avaliação e a correção da postura no dia-a-dia, também fazem a diferença.
CONTEXTO – O que os pais devem ensinar à criança para que ela tenha uma boa postura?
Érica – Hoje em dia, as crianças têm passado muito tempo sentadas diante do computador e do videogame. Isso gera uma alteração de postura prematura. Os pais precisam observar os hábitos de postura dessas crianças. Não permitirem que elas fiquem muito tempo sentadas, solicitar que se levantem, caminhem e se alonguem. Observar, também, se a cadeira e o mobiliário estão adequados ao porte físico da criança.
CONTEXTO – A LER também está relacionada à má postura?
Érica – A Lesão por Esforço Repetitivo – LER faz parte do quadro de doenças ocupacionais e também está relacionada ao mobiliário e aos hábitos de cada pessoa. Se ela não faz alongamentos e repousos esporádicos ao longo do dia, pode desenvolver LER.