O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Leandro Crispim, entregou à população de Anápolis, nesta segunda-feira (15), o novo Fórum das Varas de Família, Fazendas Públicas e do Juizado da Infância e Juventude, uma estrutura moderna, sustentável e acessível.
A obra é a 28ª entregue pela atual gestão, que está modernizando e revitalizando unidades judiciárias na capital e no interior do Estado.
Acompanharam o chefe do Poder Judiciário estadual, o 2º vice-presidente, desembargador Gerson Cintra; o corregedor-geral da Justiça do Estado de Goiás, desembargador Marcus da Costa Ferreira; o corregedor do Foro Extrajudicial, desembargador Anderson Máximo de Holanda.
Ainda: a ouvidora do Poder Judiciário, desembargador Sandra Regina Teodoro Reis; a desembargadora Edna Maria Ramos da Hora; os desembargadores Algomiro Carvalho Neto, José Ricardo Marcos Machado, Fabiano Abel de Aragão, Delintro Belo de Almeida Filho e Augusto Ventura, e a servidora do TJGO, Luciene Camargo, esposa do presidente Leandro Crispim.
Ao iniciar o seu discurso, o presidente do TJGO, desembargador Leandro Crispim, afirmou que Anápolis sempre ocupou um lugar especial na trajetória do Judiciário goiano e na sua vida pessoal.
Crispim destacou que o novo prédio é uma das estruturas judiciárias mais modernas do estado e agradeceu a Prefeitura de Anápolis pela cessão do terreno e a Câmara Municipal pela aprovação da lei que viabilizou à obra, que como às equipes que se dedicaram às obras.
Natural de Anápolis, o 2º vice-presidente, desembargador Gerson Cintra, ressaltou que o novo prédio simboliza o progresso de Anápolis.
Também anapolino, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Marcus da Costa Ferreira, expressou sua alegria ao participar da inauguração do fórum que homenageia o desembargador Air Borges, destacando sua trajetória na magistratura e o tempo em que trabalhou com o homenageado.
A diretora do Foro da Comarca de Anápolis, juíza Francielly Faria de Morais salientou que a entrega do Fórum de Família representa a realização de um sonho coletivo. “Essa obra simboliza mais do que a ampliação da estrutura do Judiciário, representa o compromisso humano de servir e fazer o bem”.
O prefeito de Anápolis, Márcio Corrêa, parabenizou o TJGO pelo novo fórum e enfatizou “sobre o valor da obra na vida das pessoas, priorizando o bem-estar familiar e a proteção das crianças como pilares da sociedade, mesmo em meio a crises institucionais”.
Homenagem
Na inauguração, a filha do desembargador Air Borges, Etiene Tavares, relembrou episódios que evidenciam o cuidado, a lealdade e a sensibilidade do desembargador Leandro Crispim com seu pai e agradeceu o chefe do Poder Judiciário pela homenagem.
Estrutura moderna
A nova edificação foi projetada para oferecer melhores condições de trabalho a magistrados, servidores, colaboradores, além de ampliar a qualidade do atendimento ao usuário.
O prédio está distribuído em três pavimentos – subsolo, térreo e primeiro pavimento. No térreo, funcionará o Juizado da Infância e Juventude e a Vara da Fazenda Pública Municipal, além de espaços destinados à Equipe Interprofissional do Juizado da Infância, ao Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) e áreas administrativas.
A segurança institucional foi reforçada com a instalação de um sistema integrado, composto por 129 câmeras de alta resolução, catracas com reconhecimento facial, cancelas automáticas, detectores de metais e equipamentos de raio-X.
As salas técnicas contam com controle de acesso por detecção facial, ampliando a proteção de dados e ambientes sensíveis.
O prédio também dispõe de um moderno Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio, em conformidade com as normas do Corpo de Bombeiros.
Sustentabilidade
Em consonância com o Plano de Logística Sustentável do Poder Judiciário, o fórum conta com sistema de captação de água da chuva, destinada à limpeza da edificação e irrigação de jardins, além de torneiras com fechamento automático, reduzindo o consumo hídrico.
O edifício recebeu ainda uma usina fotovoltaica com 404 módulos, que contribui para a redução do consumo de energia da rede elétrica e gera economia permanente ao Tribunal.
Foram instalados três pontos de recarga para veículos elétricos, permitindo o uso da energia limpa produzida na própria unidade.
Com informações e imagens da assessoria do TJGO
Leia também: Memorial do Legislativo traz resgate da história da “casa do povo”. Veja imagens!
Veja a galeria de imagens







