A sabedoria judaica é milenar e tem influenciado toda uma geração de economistas, analistas e filósofos. Por ser tão antiga, é uma sabedoria testada e avaliada. Provérbios ensina que “Com a sabedoria edifica-se a casa e com a inteligência ela se firma; pelo conhecimento se encherão as câmaras de toda sorte de bens, preciosos e deleitáveis.” (Pv 24.3,4).
Conhecimento, inteligência e sabedoria são os princípios que fazem toda diferença entre sucesso e fracasso. Todos eles são aplicáveis, independentemente de cultura ou idade. Muitos fracassam por ignorância. Isso se aplica à vida pessoal, profissional, relacional, familiar e até mesmo às finanças.
O primeiro princípio é o CONHECIMENTO e conhecimento diz respeito a informações, pesquisa, aprendizado, leitura, estudo. A área financeira é um bom exemplo disso. Perde-se muito dinheiro por não conhecer a economia de mercado. Muitas pessoas nunca receberam educação financeira e fazem mal uso dos bens que possuem, pois não estudaram finanças.
Leia também: MP e Polícia Civil unem esforços para prevenir e combater violência no trânsito em Anápolis
Atualmente, nos Estados Unidos, muitas escolas têm treinamento para ajudar os alunos a lidarem com economia desde cedo, pois eles precisam ter informações básicas sobre o assunto. Enquanto no Brasil apenas 11% das pessoas fazem planejamento financeiro, nos Estados Unidos este número beira 80%.
Muitos correm atrás do dinheiro, mas ignoram as leis básicas de finanças e nunca
aprenderam a colocar o dinheiro para trabalhar por eles. Assim, estão sempre perdendo dinheiro. Não sabem como investir.
O segundo princípio é a INTELIGÊNCIA, diferente de conhecimento e da sabedoria. A inteligência é a capacidade de resolver equações difíceis, de solucionar problemas e dilemas que surgem, de inovar, criar, apresentar novas propostas. Pessoas inteligentes são capazes de encontrar saídas brilhantes em situações totalmente imprevisíveis.
O terceiro princípio é a SABEDORIA, que por sua vez é diferente do conhecimento e da inteligência. Sabedoria está relacionada à capacidade de aplicar o conhecimento. Há pessoas que possuem pouco conhecimento, mas são sábias. Utilizam bem as poucas informações que possuem. Outros têm doutorado, mas são incapazes de avaliar
bem as circunstâncias e os problemas que enfrentam.
Uma ilustração que nos ajuda a entender isso é a seguinte: a inteligência nos ajuda a sair de um buraco quando caímos. A sabedoria nos livra de cairmos nele. Conhecimento, inteligência e sabedoria devem andar juntos. Seja qual for a área e os desafios que enfrentamos, é fundamental desenvolvermos estes princípios que formam este tripé milenar. Você pode estar fracassando nos relacionamentos, na sua carreira profissional ou nas aplicações de recursos financeiros porque falta um destes elementos. Procure ter os três juntos. Eles o ajudarão a obter a vitória desejada