Apesar da concorrência ter aumentado nos últimos anos, a televisão lidera como o meio de comunicação usado pelos brasileiros para se informarem. De acordo com pesquisa da agência Marco, 73% dos entrevistados classificaram a TV com notas entre 7 e 10 (extremamente importantes) para esse meio de comunicação. 15% deram avaliações entre 4 e 6 (moderadamente importantes) e os restantes 13% avaliaram de 0 a 3 (não importantes).
A TV é seguida de perto pelas redes sociais, com duas fechando o pódio no levantamento. O WhatsApp aparece logo atrás, com 72% de notas entre 7 e 10. Já o Instagram figura na 3ª posição, com 68% na mesma categoria. Tais números evidenciam a versatilidade adquirida pelas redes, principalmente no campo da informação, embora não exponha o tráfego de notícias falsas (fake news) que integra tais aplicativos.
Anápolis aparece em pódio do Ideb, mas apresenta queda em notas
A mídia tradicional aparece representada com os jornais e o rádio na pesquisa. Os periódicos on-line figuraram na 4ª posição, com 61%, e mostraram mais impacto atual do que seu “irmão” impresso, que apareceu em 11° como meio de informação do brasileiro. O rádio apareceu entre ambos, em 7º, com 44% de avaliações entre 7 e 10.
A pesquisa “Marco: o comportamento do consumidor pós-covid”, da agência de comunicação Marco, entrevistou 14.200 pessoas de 14 países em diferentes regiões, com diversas faixas de renda e idade, no fim do 1º semestre de 2022. O levantamento também abordou outros aspectos da vida pós-pandemia.