A Universidade Estadual de Goiás (UEG) já começa a esboçar seu retorno presencial, após quase dois anos em regime à distância. Em resolução publicada pela instituição, a volta começará de maneira gradual a partir de 8 novembro, indo até 15 de janeiro de 2022.
“Após essa data, as atividades acadêmicas deverão ser ministradas presencialmente, respeitados os protocolos de biossegurança e as excepcionalidades previstas por Instrução Normativa específica”, diz o documento. Publicado na última sexta, dia 15, o documento ainda traz que a resolução pode ser revisada, dependendo da avaliação sanitária acerca da pandemia.
TJGO decide que greve dos médicos é ilegal e deve ser suspensa
Além deste documento, a UEG também publicou uma Instrução Normativa para orientar o retorno. Tanto na graduação como na pós, “o retorno presencial terá como prioridade os componentes curriculares/disciplinas e outras atividades atinentes às práticas laboratoriais, ambulatoriais, clínicas, hospitalares, comunitários, redes básicas de serviços de saúde e jurídicas, estágio supervisionado e prática de campo”.
Esta análise dependerá dos coordenadores de campus, com base nas condições de infraestrutura e sanitárias. Os diretores de Institutos e coordenadores (centrais e setoriais), também terão papel importante, com relação aos aspectos pedagógicos deste retorno.
Por fim, “as orientações acerca dos critérios, fluxos procedimental e sistêmico, a serem observadas para a execução das deliberações previstas nesta Instrução Normativa serão formuladas por notas técnicas a serem expedidas pelas Pró-Reitoria de Graduação, Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis e Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, no âmbito de suas competências”.
Confira a Resolução a Instrução Normativa publicados pela UEG.