Iniciativa do deputado federal Rubens Otoni (PT), foi realizado na quinta-feira, 24, o Seminário “UEG para todos”, reunindo acadêmicos e professores da Universidade Estadual de Goiás. O encontro, no auditório do campus de Anápolis, foi o marco de uma série de outras ações que estão sendo propostas, dentre elas a visita a todas as unidades da instituição, para se estabelecer o Plano de Desenvolvimento Econômico e Social de Goiás.
De acordo com o parlamentar, em 2010, haverá eleições estaduais e, independente de nomes que estarão sendo colocados para a disputa, é necessário estabelecer-se um debate sobre as necessidades para a consolidação do desenvolvimento do Estado de Goiás, “e a universidade tem uma contribuição fundamental nesse processo”, assinalou.
Para Rubens Otoni, o seminário tem como foco fazer o levantamento da realidade da UEG, abrir o espaço para a discussão de críticas, idéias e sugestões que contribuam para consolidá-la. Ele observou que a universidade, que está completando 10 anos de existência, “é uma instituição jovem que tem, ainda, muitas carências estruturais e nós queremos, de uma forma propositiva, encontrar caminhos para que a UEG possa cumprir o seu papel na sociedade, não apenas como formadora de alunos e futuros profissionais. Mas, sobretudo, como um espaço privilegiado para a pesquisa e a extensão universitária, em sintonia com as necessidades de desenvolvimento de Goiás”, pontuou.
Acompanhamento
O deputado lembrou que participou, desde o início, da criação da UEG, inclusive, discutindo e aprovando o projeto, na condição de deputado estadual. E, em seguida, continuou defendendo alguns princípios elementares, segundo ele, para que a instituição se fortaleça: a autonomia pedagógica e também financeira. “Nós não queremos que a universidade seja como uma Secretaria de Estado e nem que os seus gestores tenham esta mensalidade. Não queremos que a UEG fique de pires na mão dependendo do poder político”, sublinhou.
Otoni enfatizou que o debate com a comunidade acadêmica e com a sociedade de maneira geral é salutar. “Nós precisamos fazer com que as pessoas tenham uma visão mais ampla do que a universidade estadual representa e pode representar para o futuro de Goiás, como berço de inovações, como ferramenta de promoção do desenvolvimento social e econômico”, sintetizou.
Termina hoje (22) prazo de inscrição para vestibulares da UEG. Saiba mais!
O período de inscrições para os processos seletivos Vestibular 2025/2 e Vestibular Modalidade Educação a Distância (EaD) da Universidade Estadual...