Márcio Villar fará os 300 quilômetros do Caminho de Cora Coralina, em Goiás, além de realizar palestras em oito municípios.
Recordista do Caminho de Santiago de Compostela, em 2017, o ultramaratonista Márcio Villar vem a Goiás, entre os dias 14 e 21 de agosto, para percorrer a pé os mais de 300 quilômetros do Caminho de Cora Coralina, única trilha de poesias do mundo, por meio da Expedição Desafiando Limites.
Além de caminhar em meio ao cerrado goiano, Márcio Villar fará palestras nos oito municípios pelos quais passa o caminho, contando sua história de superação no esporte.
O atleta carioca foi convidado para ser um dos embaixadores da trilha e assumiu a missão de divulgar o percurso nacional e internacionalmente. Márcio Villar sempre associou o atletismo à iniciativas sociais, arrecadando fundos para causas nobres.
Inspirado pela iniciativa, o governo estadual decidiu realizar várias ações sociais, durante a expedição ao Caminho de Cora Coralina, nos municípios por onde o atleta vai passar.
UEG: Conselho Universitário e reitoria vão decidir sobre retorno presencial
Para a realização do evento, o Governo de Goiás também firmou parceria com a Associação de Caminho de Cora (ACCC), que auxiliou na divulgação do evento, na articulação com apoiadores, na disponibilização de material promocional, na assessoria para as secretarias do Estado atuarem na região e nas indicações dos melhores locais de apoio (hospedagem e alimentação) ao longo do Caminho.
Outra parceria firmada foi com a Enel, que irá realizar serviço de troca por cliente de até 10 lâmpadas incandescentes ou fluorescentes (exceto modelos tubulares) por outras lâmpadas de LED, que são até 80% mais económicas e que duram 10 vezes mais que as de modelo antigo, além de disponibilizar uma unidade móvel onde estarão disponíveis todos os serviços da empresa, com destaque para o cadastro Tarifa Social Baixa Renda, que garante até 60% de desconto na conta de energia, dentre outras ações.
A trilha de longo curso, que atrai turistas de vários cantos do Brasil e do mundo, corta oito municípios, oito povoados e três unidades de conservação ambiental. O atrativo leva o nome da poetiza e doceira goiana, Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, conhecida como Cora Coralina. Durante a caminhada, os peregrinos encontram placas, onde podem refletir com frases e poesias da escritora.
Márcio Villar conheceu alguns trechos do percurso no último mês de julho. “É tudo muito lindo. Vi vários tucanos, a natureza é maravilhosa e o céu estrelado à noite é lindo. Cada pôr do sol, um mais deslumbrante que o outro. A trilha é perfeita para desestressar e descansar a mente”, comenta o ultramaratonista.
Desta vez, o atleta não pretende bater nenhum novo recorde mundial. Ele quer mesmo é ter um pouco de tempo para contemplar as belezas do cerrado. Em janeiro de 2022, Márcio Villar fará uma prova nos Estados Unidos e pretende levar o material sobre o Caminho de Cora Coralina, em inglês, para promoção. “Os gringos vão adorar fazer trilha aqui”, afirma o atleta.
Ações sociais
Além da expedição com Márcio Villar, o Governo de Goiás também está preparando ações sociais que ocorrerão nos municípios e povoados que forem visitados pelo ultramaratonista, em uma soma de união de diversas pastas da administração, bem como de parceiros que irão realizar entregas para a população de maior vulnerabilidade dessas localidades.
Além de ações sociais, o Governo de Goiás também irá ter equipes de diversas pastas visitando produtores rurais da região, cadastrando empreendedores que buscam linhas de crédito da Goiás Fomento, realizando cursos de captação e entregando material de divulgação do Caminho de Cora em pontos estratégicos.