Acredito nos anjos. Seres dotados de espírito, concebidos por Deus, para ser mensageiros e protetores. Os anjos foram criados para trabalhar em benefício dos seres humanos. A doutrina teológica nos revela que os anjos são celestiais e espirituais. Mas também somos ensinados que os anjos podem assumir forma humana ao interagir com o mundo físico.
Então. Os anjos estão por aí. Entre nós. Distribuindo amor, caridade, solidariedade, bênçãos. Nos consolam e fortalecem, para que tenhamos força para carregar nossa cruz. Nos influenciam para que saibamos dar e receber. Nos guiam pelo caminho do bem e nos ensinam a estender a mão na direção daqueles que mais precisam.
Os anjos se alegram conosco. Mas também sentem nossa dor, compartilham dela e tudo fazem para que possamos supera-la. Os anjos trabalham em turnos. Que podem durar horas, dias, meses, anos. De vez em quando, Deus faz um revezamento entre eles. Alguns ficam aqui por algum tempo e, um dia, retornam ao céu. E outros anjos assumem seu lugar entre nós.
No dia 27 de abril de 2026, por volta das 7h20, Deus chamou um desses anjos. Seu nome: Rita. Maria da Glória, médica. Rita da Santa Casa, das irmãs franciscanas de Allegany. Rita da música. Rita dos pobres. Nascida Maria da Glória Fernandes Coelho, há 83 anos.
Religiosa desde os 15 anos de idade, quando nasceu Irmã Rita Cecília. A junção dos nomes de duas santas de grande devoção. Santa Rita, intercessora das famílias e das causas impossíveis. Santa Cecília, a padroeira dos músicos e cantores.
Foi professora primária no Tocantins. Ciente da missão que Deus lhe reservara, decidiu estudar e se tornar médica. Se especializou em Administração Hospitalar, Saúde Pública e Direito Médico. Em Anápolis participou da fundação da Pastoral da Criança da Diocese.
Em 1988 iniciou uma trajetória de quase 30 anos à frente da Santa Casa de Misericórdia. Á frente da Fundação da Assistência Social (Fasa) foi a primeira gestora do Hospital de Urgências Dr Henrique Santillo.
A propósito, Irmã Rira foi a grande parceira de Henrique Santillo na implantação de projetos de saúde em Anápolis, para atender os mais pobres, via SUS. Ajudou na implantação histórica do curso de Medicina da UniEvangélica.
Irmã Rita foi o anjo enviado por Deus para acolher os mais necessitados na Santa Casa de Misericórdia. E, para cumprir a missão de Cristo, de curar os doentes, de se condoer com a dor do próximo, de abrir as portas para aqueles que nascem, e ungir aqueles que partem. Até que chegou o momento dela mesmo partir.
Um anjo retornou ao céu!
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.
