Servidor público efetivo e professor na UEG desde a sua criação, em 1999, o professor Nelson de Abreu era muito conhecido no meio acadêmico. Ele foi uma das vítimas da Covid-19 e um grande batalhador pela autonomia da universidade.
Por meio do Decreto n° 9.971, publicado no último dia 13 de outubro, o governador Ronaldo Caiado alterou o nome da Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas (UnUCSEH), situada em Anápolis, para Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas – Nelson de Abreu Júnior.
A alteração foi realizada em homenagem e reconhecimento ao docente da UEG, que fazia parte do quadro da Universidade desde sua fundação e acabou se tornando mais uma das vítimas da covid-19, partindo em 7 de maio de 2021.
Nelson de Abreu Junior era doutor e mestre em educação e graduado em bacharelado e licenciatura em Psicologia.
Tinha experiência na área de gestão da educação, com ênfase em educação superior, atuando como investigador nos temas de planejamento universitário, gestão universitária, avaliação institucional, currículo, políticas públicas e educação superior.
Também foi professor de faculdades particulares em Anápolis.
Ele foi membro de seu Conselho Superior Universitário e professor da UEG na UnUCSEH.
Ao longo de sua trajetória na UEG, sempre em busca de construir uma Universidade melhor, o professor foi diretor da UnUCSEH por dois mandatos, membro do Grupo de Trabalho sobre Avaliação Institucional, membro do CSU, além de participar de várias comissões e grupos de trabalho.
Era servidor público desde 1993 e professor efetivo da UEG desde a sua criação, em 1999. (Com informações da assessoria da UEG – http://www.ueg.br/)