Com a presença do Governador Ronaldo Caiado, do Prefeito Roberto Naves, dos presidentes da Enel Brasil e Enel Distribuição Goiás, Nicola Cotugno e José Luís Salas, respectivamente, e várias outras autoridades municipais e estaduais, foi inaugurada na noite desta sexta-feira, 04/10, a usina fotovoltaica da UniEVANGÉLICA. As placas para a captação da luz do sol e conversão em energia, foram instaladas no estacionamento do Centro Universitário, que agora abriga agora o maior estacionamento solar do País.
O Reitor da UniEVANGÉLICA, Carlos Hassel Mendes, explicou que o projeto surgiu quase que por um acaso, através de uma pesquisa que o diretor instituição, Lúcio Boggian, fez em editais para programas de inovação da antiga Celg-D (hoje Enel Distribuição Goiás). O Conselho da instituição comprou a ideia e, a partir de 2016, foram iniciados os projetos que resultaram no complexo de produção de energia limpa.
Ao mesmo tempo, destacou o Reitor, a UniEVANGÉLICA iniciou o programa de eficiência energética, que resultou na troca de 11 mil lâmpadas comuns por lâmpadas de led, de maior durabilidade e menor consumo.
O estacionamento solar foi projetado para atender 80% do consumo de energia elétrica do Centro Universitário. Entretanto, de acordo com o diretor Lúcio Boggian, nos três anos do projeto, da concepção até a sua conclusão, a UniEVANGÉLICA cresceu, ganhou mais dois prédios e a projeção é que, hoje, o sistema atenda cerca de 60% do consumo. Uma redução em relação à concepção original, “mas por uma boa causa”.
Ainda de acordo com o Reitor Carlos Hassel Mendes, o complexo energético fotovoltaico vai além da questão da economia e da sustentabilidade, principais focos da iniciativa, já que a ideia é que esse complexo vire um laboratório para pesquisas de cursos de engenharia elétrica, computação, arquitetura e o mestrado de ciências ambientais. Também deverá ser uma referência, em Goiás, para a implantação de novos projetos de produção de energia limpa.
A usina fotovoltaica da UniEVANGÉLICA tem capacidade de 1 MWp, energia suficiente para abastecer até 1.500 casas populares.
Serra Dourada
O Governador Ronaldo Caiado salientou que a iniciativa da UniEVANGÉLICA é inovadora e será motivadora de outros projetos em Goiás que, segundo ele, é um estado favorecido para o uso da energia fotovoltaica, pela luminosidade, o que também influencia na questão de custos. Ele adiantou que o Governo trabalha um projeto para cobrir o teto do Estádio Serra Dourada, em Goiânia, com placas solares. “Aí, nos teremos aqui o maior estacionamento solar e lá o maior estádio com teto solar”, brincou, acrescentando que o projeto da instituição “nasceu no lugar certo, onde se produz conhecimento, onde se faz pesquisa”, enfatizou.
Aproveitando a presença da direção da Enel, a concessionária que opera o serviço de energia elétrica em Goiás, Caiado cobrou mais investimentos neste setor, para atender as demandas de crescimento do Estado. “Vocês dizem que têm pouco tempo aqui, mas eu também digo que tenho pouco tempo para terminar o meu governo, por isso precisamos agora dos investimentos”, cutucou.
O Prefeito Roberto Naves também discusou durante o evento, enaltecendo o projeto do complexo fotovoltaico. E, aproveitando, destacou também as várias parcerias que a Prefeitura desenvolve com a instituição como, por exemplo, através da Funev, a administração da UPA Pediátrica e, na área cultural, o projeto Criar e Tocar, além de várias outras iniciativas. “A UniEVANGÉLICA é um orgulho de Anápolis, um orgulho dos anapolinos e dos goianos”, ressaltou o chefe do Executivo.
Na mesma linha, também destacando o caráter inovador e arrojado da iniciativa, os presidentes da Enel Brasil e Enel Brasil e Enel Distribuição Goiás, Nicola Cotugno e José Luís Salas, pontuaram que o projeto tem também um caráter social relevante. Desde de que a empresa começou a atuar em Goiás, já são oito projetos consolidados em editais de inovação, com considerável aporte de recursos financeiros nestes projetos.
Universidade
Já quase no final da solenidade, em seu discurso, o Reitor Carlos Hassel Mendes lembrou que há 72 anos um grupo de pioneiros vislumbrou a educação como ferramenta de transformação da sociedade e fundou a instituição, com o sonho de vê-la um dia transformada em uma universidade. “No dia 30 de março entramos com o pedido de recredenciamento do Centro Universitário para torná-lo a futura Universidade Evangélica de Goiás. Tecnicamente, nos damos conta do recado, mas vamos também precisa do apoio político para que esse sonho dos fundadores seja uma realidade”, conclamou, recebendo, de imediato, o respaldo do Governador Ronaldo Caiado e demais lideranças políticas presentes no evento. “É uma instituição que merece, porque cresceu passo a passo e tem preocupação com o ensino de qualidade”, disse.
Homenagem
Após a inauguração da usina fotovoltaica, as autoridades participaram de uma homenagem da UniEVANGÉLICA ao ex-Vereador, Professor, Advogado e Escritor João Asmar, pelos relevantes serviços por ele prestados à instituição.