VERSÃO FLIP
quinta-feira, 15 de janeiro, 2026
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
quinta-feira, 15 de janeiro, 2026
Contexto

UniEVANGÉLICA integrará estudo sobre a eficácia do canabidiol para fins medicinais

de Redação
15 de dezembro de 2022
em Educação
Reading Time: 4 mins read
0 0
A A
0
Trabalho é fruto de cooperação com a Associação Goiana de Apoio e Pesquisa à Cannabis Medicinal – AGAPE

A Universidade Evangélica de Goiás – UniEVANGÉLICA, por meio da Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Ação Comunitária, fará parte de um estudo inovador sobre a utilização do canabidiol para objetivos terapêuticos.

Nestaa quinta-feira, 15, a instituição e a Associação Goiana de Apoio e Pesquisa à Cannabis Medicinal – AGAPE assinaram um termo de cooperação técnica para análise clínica e análise in vitro de pacientes que fazem uso da substância em tratamentos nas mais diversas condições de saúde.

“Além do termo de cooperação, estamos estabelecendo com a AGAPE um plano de ação com estudos envolvendo a área de pós-graduação Stricto Sensu da universidade. As áreas de Ciências Farmacêuticas, Movimento Humano e Reabilitação e Ciências Ambientais atuarão em conjunto em contribuição aos estudos que serão desenvolvidos”, explica o professor doutor Sandro Dutra e Silva, pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Ação Comunitária da UniEVANGÉLICA.

O objetivo da parceria entre a UniEVANGÉLICA e a AGAPE é acompanhar a evolução de pacientes que já realizam tratamento. A Associação Goiana de Apoio e Pesquisa à Cannabis Medicinal oferece assistência médica, farmacêutica, psicológica e jurídica a mais de 120 famílias que necessitam de apoio e orientação.

O fundador e diretor da organização, Yuri Tejota, esteve presente ao encontro, realizado na presidência da Associação Educativa Evangélica.

“Diversos laboratórios da Universidade Evangélica de Goiás estarão disponíveis para receber os participantes. Em um primeiro momento, serão aceitos apenas pacientes voluntários que já sejam assistidos pela AGAPE. Esse é um primeiro passo para grandes projetos futuros de prospecção científica sobre o uso do Canabidiol. Acreditamos que as pesquisas desenvolvidas pela instituição podem ser usadas no futuro pelo setor produtivo farmacêutico para a produção de novos produtos voltados a pessoas que precisam desse tipo de tratamento”, acrescenta ainda Sandro Dutra e Silva.

Para o Reitor Carlos Hassel Mendes, “iniciativas como essa colocam a UniEVANGÉLICA na vanguarda da ciência, em sintonia com o que há de mais atual no mundo do conhecimento”. Já Augusto Ventura, presidente da Associação Educativa Evangélica e Chanceler da Universidade Evangélica de Goiás, “a AEE tem orgulho dos seus pesquisadores e continuará investindo em ações voltadas ao desenvolvimento tecnológico”.

Pesquisas com Canabidiol

A termo de cooperação técnica que será firmado entre a UniEVANGÉLICA e a Associação Goiana de Apoio e Pesquisa à Cannabis Medicinal é considerado um marco e inserirá a universidade em um circuito internacional de pesquisas em diferentes países do mundo que estudam a substância.

Para o professor doutor José Luis Rodrigues Martins, que atua no Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da instituição, a aproximação entre a academia e organizações da sociedade civil é positiva, em especial quando contribui para beneficiar a sociedade.

“É preciso entender antes de tudo que a pesquisa envolverá a análise dos resultados de apenas dois extratos da Cannabis, o Canabidiol e o Tetrahidrocannabinol, utilizados para tratamentos de neuropatologias, como convulsões, depressão, Mal de Alzheimer, Mal de Parkinson e diversas condições de saúde que prejudicam o sistema nervoso. Os estudos realizados em parceria com a AGAPE serão um componente importante dessa discussão no Estado de Goiás e no Brasil”, declara o doutor José Luis Rodrigues.

Universidade

O professor Sandro Dutra, pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Ação Comunitária da UniEVANGÉLICA, evidencia a relevância da iniciativa: “a Universidade Evangélica de Goiás tem buscado ser referência na área de tecnologia em saúde. Temos trabalhado na criação de laboratórios e espaços de saúde multidisciplinares, com vários profissionais envolvidos”.

“Os estudos em parceria com a Associação Goiana de Apoio e Pesquisa à Cannabis Medicinal – AGAPE irão fortalecer a nossa identidade e nossas pesquisas, pois temos vários cursos na área de saúde. É um importante trabalho multidisciplinar e de aproximação com a Indústria farmacêutica. Nossas pesquisas e patentes construídas poderão servir futuramente para o desenvolvimento de novos medicamentos. É o desenvolvimento científico e a inovação tecnológica a serviço da população”, completa Sandro Dutra.

Rótulos: canabidiolmedicinalUniEvangélica

Mais Artigos

Imagem: Reprodução/Educa+Brasil

Fies: prazo final para complementar inscrições termina sexta-feira, 16

de Anna Rhaissa
14 de janeiro de 2026
0

Estudantes devem regularizar dados e validar documentos para garantir o financiamento estudantil Está aberto o prazo para a complementação das...

UniEVANGÉLICA- Imagem de Divulgação

UniEVANGÉLICA abre rematrícula para o semestre 2026/01 com descontos para antecipação

de Redação
14 de janeiro de 2026
0

A Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA) está com o período de rematrícula aberto para o semestre letivo 2026/01, destinado aos...

Ensino bilíngue avança com IA e robôs em nova sede educacional em Anápolis

de Anna Rhaissa
11 de janeiro de 2026
0

Unidade passa a integrar inteligência artificial e robótica ao cotidiano escolar a partir de 2026 A Maple Bear de Anápolis,...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Câmera do elevador registrou quando Daiane Alves Souza foi para o subsolo para religar a energia elétrica do prédio onde morava em Caldas Novas (Foto: Reprodução/Vídeo)

    Mulher some sem deixar rastros após descer ao subsolo de prédio em Goiás

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Morador de Anápolis conquista vaga no BBB 26 após vencer Casa de Vidro

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Um ano fatiado

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Avança projeto habitacional que deve contemplar Anápolis com 6,6 mil moradias

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • “Recuperação está seguindo bem”, avalia Gomide, sobre tratamento após alta

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui