Nos dias 10 e 11 de novembro, a Escola Municipal Modelo, em Cocalzinho de Goiás, se transformará em um espaço de experimentação, descobertas e convivência com o saber científico.
A 4ª Feira de Ciências e Meio Ambiente chega com a proposta de aproximar a ciência das pessoas, despertando o interesse de crianças, jovens e toda a comunidade pelos temas que movem o presente e definem o futuro: tecnologia, meio ambiente, biodiversidade e sustentabilidade.
A Feira de Ciências e Meio Ambiente é resultado de um trabalho contínuo de educação e inclusão social desenvolvido pelo Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA), desde 2018.
Naquele ano, teve início o Projeto Agnes Wadell Chagas, que atende crianças em situação de vulnerabilidade social no contraturno escolar, oferecendo atividades de reforço, arte, esporte e contato com a natureza. A partir desse projeto, surgiu a Escola da Natureza.
Objetivo
Voltado à comunidade escolar e ao público em geral, o projeto tem como objetivo popularizar a ciência e despertar o interesse pela pesquisa, aproximando o saber acadêmico da realidade local.
A proposta é promover o pensamento crítico, a curiosidade científica e a consciência ambiental, com ênfase nos biomas brasileiros, especialmente o Cerrado, e destacar o papel da ciência como instrumento de transformação social e redução das desigualdades.
A professora Vivian Braz, coordenadora do evento, informa que a programação, desta quarta edição da Feira de Ciências e Meio Ambiente inclui oficinas temáticas, estações interativas, atividades recreativas e exposições científicas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
Entre os temas abordados estão biodiversidade, papel da mulher na ciência, tecnologias sociais, sustentabilidade e mudanças climáticas.
O evento conta com a parceria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Estadual de Goiás (UEG), Universidade de Brasília (UnB) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad GO).
Oficinas e atividades
Entre os destaques da programação, estão oficinas que unem ciência e diversão, como o “Show da Química”, com experiências práticas conduzidas pela professora Lucimar Pinheiro Rosseto, da UniEVANGÉLICA, e a oficina “Vamos conhecer as cobras”, do professor Frederico Gustavo Rodrigues França, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que apresenta o projeto Educa Serpentes — voltado à educação ambiental e à desmistificação dos animais peçonhentos.
Outras atividades incluem a Trilha Sensorial do Cerrado, Pinturas Indígenas e seu Significado, Importância das Abelhas, Simulador de Relevos em Caixa de Areia, Mundo dos Insetos, Energia Sustentável, além de exposições fotográficas sobre o Parque Estadual dos Pireneus e o Projeto Escola da Natureza.
A 4ª edição reforça o compromisso da UniEVANGÉLICA com a formação de cidadãos críticos e conscientes, capazes de compreender o papel da ciência no desenvolvimento humano e sustentável.
“Queremos que as crianças e jovens vejam a ciência como algo vivo, acessível e transformador. A feira é uma oportunidade de aprender de forma lúdica e interativa, despertando talentos e ampliando horizontes”, destaca a professora Vivian Braz.
Serviço
4ª Feira de Ciências e Meio Ambiente – experiências e tecnologia dos Municípios de Cocalzinho e Corumbá de Goiás
10 e 11 de novembro
A partir das 8h
Escola Municipal Modelo – Cocalzinho de Goiás
Programação das Oficinas e Atividades
Leia também: UniEVANGÉLICA abre inscrições para mestrados e doutorados




