fbpx
VERSÃO FLIP
quarta-feira, 6 de julho, 2022
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
quarta-feira, 6 de julho, 2022
Contexto

Uso indiscriminado de remédios em debate

de Claudius Brito
4 de julho de 2009
em Saúde
Reading Time: 4 mins read
0 0
0

Os medicamentos (30,7%), animais peçonhentos (20,1%) e produtos de limpeza domiciliar (11,4%) são os principais agentes que causaram intoxicações em seres humanos, segundo pesquisa divulgada pelo Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox) da Fundação Osvaldo Cruz – Fiocruz, com dados referentes ao ano de 2007. O estudo aponta que, naquele ano, foram registrados no País mais de 100 mil casos de intoxicação. Deste total, ainda de acordo com a pesquisa, 500 resultaram em óbitos.
Objetivando debater o uso racional de medicamentos, a Câmara Municipal de Anápolis, através de uma iniciativa da vereadora Dinamélia Ribeiro (PT), realizou uma sessão especial com a participação de representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), dos conselhos Federal e Regional de Farmácia, Federação Interestadual dos Farmacêuticos e Secretaria Municipal de Saúde. Dezenas de farmacêuticos e empresários do ramo de farmácia e drogarias participaram do evento, no último dia 29.
O tema principal do encontro girou em torno da Consulta Pública nº 69 da Anvisa, que dispõe sobre o Regulamento Técnico de Boas Práticas Farmacêuticas em Farmácias e Drogarias, que é composto de uma série de medidas, entre elas a que prevê que as farmácia e drogarias não devem expor os medicamentos diretamente ao alcance dos usuários, independentemente de serem medicamentos sujeitos ou não à prescrição médica. Ou seja, aqueles que não possuem tarjas.
O assessor da presidência da Anvisa, Pedro Ivo Sebba, ressaltou que o uso indiscriminado de remédios se tornou uma preocupação mundial e, no Brasil, a Anvisa vem procurando disciplinar o varejo para combater o problema que tem raízes culturais que contribuem para o seu agravamento. No ano de 2004, conforme relatou, foi de 6,6% a taxa de internações hospitalares decorrentes de problemas relacionados com medicamentos. Este ano, a Anvisa já contabilizou 42 notificações, sendo que 21 casos foram de Reações Adversas a Medicamentos (RAM) de remédios isentos de prescrição médica – vitaminas, anti-sépticos, antiinflamatórios, analgésicos, dentre outros. O que tem aumentado a preocupação das autoridades de saúde.

Carne e cerveja
Durante o debate, assessor da Anvisa também apresentou uma série de imagens de farmácias comercializando, desde balinhas e picolés, até carne para churrasco e cerveja. Prática que também pode estar com os dias contados com a nova regulamentação. Além disso, a Anvisa quer fortalecer outras medidas Dentre elas, o fracionamento de medicamentos, para evitar que os usuários tenham em casa “estoques” com sobras de remédios e, também, a criação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados, que incluiria, além dos medicamentos de tarja preta, também os antibióticos. Porém, observou Pedro Ivo, ainda não há um consenso se seriam todos os antibióticos ou, apenas, uma lista pré-determinada que passaria a ter um controle maior sobre a comercialização nas farmácias e drogarias.
A Anvisa também está às voltas com outra preocupação: o contrabando de remédios. Somente neste ano, informou Pedro Ivo, já foram apreendidas 170 toneladas de produtos irregulares.

Avanços na resolução da Anvisa
O vice-presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Amilson Álvares, disse que a instituição apóia a resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em relação à medida que pretende dificultar o acesso de usuários nas farmácias e drogarias, aos medicamentos isentos de prescrição médica. Segundo ele, essa medida vai favorecer a orientação por parte do profissional farmacêutico, evitando o uso indiscriminado que pode acarretar conseqüências à saúde das pessoas. Para o CFF, a presença e a atuação dos farmacêuticos nos estabelecimentos é essencial na dispensação.
Amilson Álvares observou que o Conselho Federal de Farmácia já tem uma resolução própria de Boas Práticas Farmacêuticas, lembrando, entretanto, que o CFF e os conselhos regionais têm como atribuição, a regulamentação da profissão e a Anvisa, por sua vez, atua em relação ao mercado e produtos.
Para o Conselho, também constitui um avanço o Sistema Nacional de Controle de Medicamentos, como forma de conter o uso indiscriminado, hoje já rotulado no Brasil de “empurroterapia”. Amilson Álvares disse que essa prática deve ser combatida e o farmacêutico tem um papel importante para mudar essa realidade. Para isso, defendeu a idéia de que a população seja mais bem orientada a buscar o auxílio do profissional.
A vereadora Dinamélia Ribeiro, que é médica, ressaltou que a sessão especial cumpriu com o sua finalidade, ou seja, a de trazer para a população o debate sobre uma questão importante, que é o uso racional de medicamentos.

VOCÊ PODE GOSTAR

Associação Educativa Evangélica (AEE) é a nova dona do Hospital Evangélico Goiano (HEG)

Prefeitura de Anápolis reabre credenciamento na área de saúde

Goiás tem três casos suspeitos de varíola dos macacos

Fique sabendo!!!
– A principal circunstância das intoxicações é o acidente (classificado a partir de 1999 em individual, coletivo e ambiental), responsável por 55% do total de casos registrados, seguido da tentativa de suicídio e da atividade de ocupação, comportamento mantido desde 1985.
– Reação adversa a medicamento, ou RAM, é definida como “qualquer efeito prejudicial ou indesejado que se manifeste após a administração do medicamento, em doses normalmente utilizadas no homem para profilaxia, diagnóstico ou tratamento de uma enfermidade” (OMS, 1972).
– A letalidade por reação adversa a medicamento (RAM) pode alcançar 5% dos indivíduos acometidos, e cerca da metade (49,5%) das mortes e 61% das hospitalizações por reação adversa a medicamento (RAM) ocorrem em pacientes com 60 anos e mais.
(Fontes: Ministério da Saúde/Fiocruz)

Mais Artigos

Associação Educativa Evangélica (AEE) é a nova dona do Hospital Evangélico Goiano (HEG)

de José Aurélio Soares
3 de julho de 2022
0

Objetivo é dar suporte aos cursos da área de saúde mantidos pela AEE: Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia, Nutrição, Biomedicina A...

Prefeitura de Anápolis Credenciamento na Saúde

Prefeitura de Anápolis reabre credenciamento na área de saúde

de Claudius Brito
1 de julho de 2022
0

A Prefeitura de Anápolis, via Secretaria Municipal de Saúde, reabriu o Edital de Chamamento Público 001/2021, visando o credenciamento de...

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Associação Educativa Evangélica (AEE) é a nova dona do Hospital Evangélico Goiano (HEG)

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Base Aérea recebe “marco” para operação dos caças Gripen

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Morre filho do Governador Ronaldo Caiado

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Por Que os Judeus São Ricos?

    2 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Operação chega em assaltantes que mataram homem para roubar caminhonete

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar