VERSÃO FLIP
sábado, 22 de novembro, 2025
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
sábado, 22 de novembro, 2025
Contexto

Vacina da gripe para crianças entra no Calendário Nacional de Vacinação. Entenda!

de Claudius Brito
5 de março de 2025
em Saúde
Reading Time: 3 mins read
0 0
A A
0
Vacina Crianças

Vacina Crianças- Imagem ilustrativa

A vacina da gripe agora faz parte do Calendário Nacional de Vacinação para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos (a partir de 60 anos de idade), tornando permanente a proteção para esses públicos.

A medida reforça a estratégia de imunização e se soma a outras mudanças para 2025, como a ampliação do período para aplicação da vacina contra rotavírus e a substituição das doses de reforço da vacina oral contra poliomielite por uma dose inativada.

A partir deste ano, a vacinação contra influenza estará disponível em todas as salas de vacina a partir da 2ª quinzena de março, ao longo do ano, não apenas em campanhas sazonais.

Outros grupos continuarão a receber o imunizante em estratégias especiais, incluindo profissionais da saúde, professores, forças de segurança, população privada de liberdade e pessoas com doenças crônicas ou deficiências, dentre outros.

Polio e Covid-19

No combate à poliomielite, o esquema vacinal e o reforço passam a ser exclusivamente com a vacina inativada (VIP), que é injetável. Já a vacina contra o rotavírus teve o período para aplicação das doses ampliado: agora, a primeira dose, indicada aos dois meses de idade, pode ser administrada até os 11 meses e 29 dias; enquanto a segunda dose, indicada aos quatro meses, poderá ser aplicada até os 23 meses e 29 dias.

A imunização contra a covid-19 faz parte do Calendário Nacional de Vacinação para crianças a partir de seis meses a menores de 5 anos de idade, idosos (a partir de 60 anos de idade) e gestantes.

A vacinação dos demais grupos especiais a partir de 5 anos de idade será realizada periodicamente em qualquer sala de vacina, sendo a cada seis meses para imunocomprometidos e a cada ano para os demais grupos:

– pessoas vivendo em instituições de longa permanência;

– indígenas; ribeirinhos; quilombolas; puérperas (aquelas não vacinadas durante a gestação);

– trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente;

– pessoas com comorbidades; pessoas privadas de liberdade; funcionários do sistema de privação de liberdade; adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas; e pessoas em situação de rua.

Para a população geral entre 5 e 59 anos, e aqueles que nunca receberam nenhuma dose, a recomendação é de uma dose de vacina para a doença.

As mudanças foram implementadas com base em evidências científicas e ampliam a proteção contra doenças imunopreveníveis, garantindo um acesso mais abrangente e eficaz às vacinas.

Com informações do Ministério da Saúde
Leia também: Indústria de Anápolis alcança marca de 40 mil empregos com carteira assinada

Rótulos: capa

Mais Artigos

Foto: Paulo de Tarso/Prefeitura de Anápolis

Programa Visão 10 levará óculos a estudantes da rede municipal

de Redação
20 de novembro de 2025
0

Alunos terão avaliação e lentes gratuitas, integrando políticas municipais de saúde estudantil A Prefeitura lançou, nesta quarta-feira (19), o programa...

Novembro Azul- Imagem ILustrativa- Internet

Novembro Azul, voltado à saúde dos homens, foca também violência e acidentes

de Claudius Brito
5 de novembro de 2025
0

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), promove a campanha Novembro Azul, com a...

UPA Alair Mafra- Anápolis

UBS ou UPA? Saiba qual unidade de saúde procurar quando precisar de atendimento

de Redação
29 de outubro de 2025
0

O Sistema Único de Saúde (SUS) é organizado em Redes de Atenção à Saúde (RAS) com unidades que vão além...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Seu Pedro, do Bar do Pedrão: Aos 82 anos, deixa uma legião de amigos órfãos.

    Adeus ao mestre do balcão: Anápolis se despede de Pedro Dorneles, ícone da cultura de boteco na cidade

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Os desafios do trânsito de uma cidade que não para de crescer

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Bolsonaro é preso preventivamente pela Polícia Federal em Brasília

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Novo caça Gripen será enviado à Base Aérea de Anápolis. Veja vídeo

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Golpistas se passam por agentes do CadÚnico e aplicam golpes em Anápolis

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui