A campanha de vacinação contra a Influenza em Anápolis começa nesta terça-feira (1º) e atenderá os grupos prioritários. O imunizante estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. O vírus da Influenza é altamente transmissível e pode causar complicações respiratórias graves, tornando a imunização essencial para a proteção da população.
A aplicação da vacina ocorre anualmente, garantindo proteção principalmente nos períodos de maior circulação do vírus. Para receber a dose, é necessário pertencer a um dos grupos prioritários e apresentar documentos pessoais e o cartão de vacinação na UBS mais próxima.
Público-alvo
O Calendário Nacional de Vacinação estabelece que crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos com 60 anos ou mais devem receber a vacina. Além desses, a imunização inclui puérperas, indígenas, trabalhadores da saúde, da educação, das forças de segurança e salvamento, além de profissionais dos Correios, das Forças Armadas e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis.
Indivíduos com condições clínicas especiais, como doenças respiratórias, cardíacas, renais, hepáticas ou neurológicas crônicas, diabetes, imunossupressão, obesidade grave, transplantados e portadores de trissomias, também estão contemplados na campanha.
Outros grupos que devem se vacinar incluem pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, portuários, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos) e pessoas em situação de rua.
Locais e horários
A vacinação terá início nos distritos de Souzânia e Interlândia, com aplicação sempre na primeira terça-feira de cada mês.
Em Anápolis, o cronograma segue os seguintes horários e locais:
📍 Das 7h30 às 16h:
- Abadia Lopes da Fonseca, Adriana Parque, Arco-Íris, Arco Verde, Bairro de Lourdes, Bandeiras, Calixtolândia, Calixtópolis, Jardim Esperança, Jardim Guanabara, Jardim Suíço, JK, João Luiz de Oliveira, Munir Calixto, Parque dos Pirineus, Santa Maria de Nazareth, Santo Antônio, Santos Dumont, São Carlos, São Lourenço, Tropical, Fabril, Vila Formosa, Vila Norte e Vivian Parque.
📍 Das 7h30 às 21h:
- UBS Anexo Itamaraty, Parque Iracema, São José, Filostro Machado e Vila União.
📍 Apenas em dias específicos, das 8h às 16h:
- Segundas-feiras: Alexandrina, Vila Esperança e Santa Isabel.
- Terças-feiras: Dom Manoel, Maracanãzinho, Leblon e Jardim das Américas.
- Quartas-feiras: Jardim Alvorada e Paraíso.
- Quintas-feiras: Jardim das Américas e Maracanã.
- Sextas-feiras: Jardim das Oliveiras.
A Prefeitura recomenda que os moradores compareçam às UBS com antecedência para evitar filas e garantir a imunização.
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.