VERSÃO FLIP
quinta-feira, 23 de outubro, 2025
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
quinta-feira, 23 de outubro, 2025
Contexto

Vagas na Câmara, opostos unidos, farpas e mais movimentações políticas

de Claudius Brito
7 de julho de 2023
em Contexto Político
Reading Time: 6 mins read
0 0
A A
0
Político Portal Capa

Com o resultado do Censo, confirmou-se que o número de cadeiras na Câmara Municipal não será alterado. A Alego entrou em recesso parlamentar. Duelo Nelton X Gayer bombou. Caiado e Mabel se uniram contra a reforma tributária, que foi aprovada.

Representação na Câmara

Com a divulgação dos dados do Censo 2022, confirmou-se que o número de cadeiras na Câmara Municipal permanecerá inalterado. Ou seja, vão continuar as 23 vagas para a próxima legislatura, cuja renovação se dará no pleito de outubro do ano que vem.

E, diga-se de passagem, faltou muito para que o Município pudesse ampliar o número de cadeiras no Legislativo Municipal, de 23 para 25. Para isso, a cidade deveria ter pelo menos 450 mil habitantes. E, na contagem do IBGE, a população atual é de 398.817 habitantes.

Ou seja, ainda há muito chão. De qualquer forma, está de bom tamanho a representação com 23 vereadores. Mais do que quantidade, o importante é que haja qualidade nessa representação e isso depende dos eleitores, com as escolhas que democraticamente são feitas nas urnas.

Na eleição do ano que vem, saberemos como será a renovação na casa. Quem fez um bom trabalho, fizer uma boa articulação, escolher bem a legenda e fazer uma boa campanha, pode carimbar a passagem de volta ao parlamento.

Opostos unidos

O governador Ronaldo Caiado e o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) deixaram as diferenças de lado e uniram esforços para montar uma frente contra o texto original da reforma tributária.

Tanto o governo quanto a representação industrial, temem que essa reforma possa trazer graves prejuízos à economia de goiás, com a perda de competitividade e, possivelmente, a debandada de muitas empresas que se instalaram atraídas pelos incentivos fiscais. Se houver essa temida debandada, significa perda de postos de trabalho, menos impostos recolhidos e menos dinamismo na economia.

Claro que nenhum impacto da reforma tributária, se ela for aprovada como está, ocorrerá de imediato. Há medidas de transição previstas que levarão anos para efetivação. Para Goiás, é importante que a legislação permita se ter uma política de incentivos para atração de investimentos e empregos. Não dá para concorrer com São Paulo e Minas Gerais.

Sem contar que, nessa reforma, a União pode fortalecer ainda mais a concentração de recursos arrecadados em impostos.

Reforma aprovada

Mesmo cerca de muitas dúvidas, a reforma tributária foi aprovada acabou aprovada na Câmara dos Deputados. Nos bastidores, fala-se que essa aprovação foi uma vitória do Governo Lula. A discussões do texto-base começaram na manhã de quinta-feira (6).

A primeira votação ocorreu à noite, após 80 discursos de deputados prós e contras a proposta. O presidente da casa, deputado Arthur Lira (PP-AL) seguiu com a votação e a matéria passou em segundo turno, já na madrugada dessa sexta-feira (7).

A reforma tem diversos pontos polêmicos, entre eles, a questão da chamada “guerra fiscal” que, na verdade, não é uma guerra, são mecanismos que alguns estados- como Goiás- utilizam para poder atrair investimentos, gerar emprego e renda e poder competir com outros estados.

Papo de Garagem

O programa Papo de Garagem produziu um bom debate para os internautas. O que não ajudou, muito, foram os debatedores, os deputados federais José Nelto (PP) e Gustavo Gayer (PL), que abusaram da troca de farpas e das palavras de baixo calão.

Não sobrou muito espaço para que eles pudessem falar de projetos para Goiás e, para Anápolis, em especial. O foco foi mesmo lavar roupa suja. Contudo, para quem gosta de ver o circo pegar fogo, foi um prato cheio e a repercussão foi grande, em vários meios de comunicação (portais, blogs, redes sociais, etc e tal). Ao final do programa, em entrevista coletiva, os parlamentares falaram sobre a reforma tributária.

Ambos se manifestaram contra o texto original.

Esse, sim, um tema de grande relevância, já que vai afetar muitas empresas e muita gente. Foi o único ponto de convergência entre os deputados, aliás.

Em recesso

Na última quarta-feira, 5/6, os deputados e deputadas da Assembleia Legislativa de Goiás realizaram uma espécie de esforço concentrado para apreciar e votar dezenas de matérias para, com isso, iniciar o recesso parlamentar. Dessa forma, não haverá sessões ordinárias e deliberações de plenário.

Leia também: Lei mais dura para quem não cuida do seu terreno e prejudica a vizinhança

Não se descarta, entretanto, que possa ocorrer alguma convocação extra.

Mas, de momento, os parlamentares deverão aproveitar o período para estarem num contato maior com as suas bases. Meias férias, pode-se dizer, porque vida de político é meio atribulada, não dá muito para parar e tem muita cobrança.

Calendário

A Justiça Eleitoral não para. Tem o Calendário Eleitoral e o Calendário das Auditorias. Este último, aliás, em pleno vigor.

No dia 30 de julho, por exemplo, é o último dia para a Secretaria da Receita Federal do Brasil comunicar ao Ministério Público os indícios de excessos quanto aos limites de doação à campanha eleitoral de 2022, após o cruzamento dos valores doados com os rendimentos da pessoa física no exercício de 2021.

  • O vereador Professor Marcos (PT) repercutiu em suas redes emenda parlamentar do deputado federal Rubens Otoni (PT) para Unidade Oncológica de Anápolis (UOA). A unidade irá receber investimento de R$250 mil, através de pedido do parlamentar.
  • Projeto de Lei 101/23 de autoria do deputado Rubens Otoni (PT-GO) propõe alterações na Lei de Informática, determinando que a preferência em compras governamentais e os incentivos fiscais a bens de informática estejam condicionados ao cumprimento de requisitos ambientais e de eficiência energética.
  • De autoria do deputado estadual, Coronel Adailton (SD), foi aprovado na Assembleia Legislativa, projeto que declara patrimônio cultural e imaterial goiano os doces produzidos no município de Nerópolis. Aquele que muita gente conhece pelo carro de som passando na rua.
  • Já o deputado estadual Amilton Filho (MDB) teve aprovado projeto de sua autoria que reconhece a “Jantinha” como Patrimônio Cultural e Imaterial Goiano.
  • Promulgada a Emenda Constitucional 129, que prorroga o prazo de vigência de contratos atuais de todos os agentes lotéricos com a Caixa Econômica Federal.
Rótulos: capa

Mais Artigos

Contexto Político

Fique por dentro de todo o Contexto Político

de Claudius Brito
11 de outubro de 2025
0

Em uma grande “amarração”, o prefeito Márcio Corrêa tenta solução definitiva para problema dos fios soltos nos postes. Em atrito,...

Contexto Político

Novo comando na Secom. E mais Contexto Político

de Claudius Brito
4 de outubro de 2025
0

Sem um titular desde maio último, a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Anápolis será ocupara pelo jornalista Sérgio Vazquez...

Contexto Político

Esfirras e PL, chapa quente e outras da política

de Claudius Brito
27 de setembro de 2025
0

Márcio Corrêa e a visita de liderança importante do PL. A química Lula-Trump e a “chapa quente do ex-prefeito Roberto...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • A operação, iniciada às 8h30 em frente ao Terminal Rodoviário, reuniu 35 policiais militares e 15 servidores da SEFAZ para fiscalizar documentos veiculares. Foto: Vander Lúcio Barbosa

    Blitz surpreende motoristas em operação fazendária em Anápolis

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Vice-presidente assume Fecomércio-GO durante afastamento do titular ​

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Marcha para Jesus movimenta Anápolis com fé, adoração e uma pitada de política. Veja imagens!

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Inédito! Preso defende tese de doutorado de dentro de unidade carcerária em Goiás

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • O valor de antigas amizades – Por Samuel Vieira

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui