VERSÃO FLIP
quarta-feira, 8 de outubro, 2025
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
quarta-feira, 8 de outubro, 2025
Contexto

Vai-e-vem de nomes e partidos nas eleições em Anápolis

de Claudius Brito
3 de maio de 2024
em Política
Reading Time: 3 mins read
0 0
A A
0
Acompanhar a movimentação ajuda amadurecer o voto

Acompanhar a movimentação ajuda amadurecer o voto

Em outubro, os eleitores anapolinos voltam às urnas para escolher o novo prefeito. O cenário ainda não está definido, mas tem nomes e partidos da eleição de 2020

Cada eleição é uma eleição. Essa é uma frase muito comum nas rodas de discussão política. E, de fato, é. Cada pleito apresenta um cenário diferente para o eleitor fazer as suas escolhas no voto, seja para vereador, seja para prefeito, já que estamos em ano de eleições municipais.

Para as eleições desse ano, o cenário ainda não é definitivo, pois isso só vai acontecer após as convenções, entre 20 de julho e 5 de agosto próximo.

Mas, as pré-candidaturas estão colocadas e já dá para se ter uma ideia de como será esse cenário, que tem alguns nomes e partidos que estavam presentes nas eleições anteriores, em 2020.

O pleito anterior deu vitória a Roberto Naves, pelo PP. No seu segundo mandato, Roberto não pode mais concorrer, conforme prevê a legislação eleitoral. O seu partido, o PP, até o momento, ainda não sinalizou nome para disputar a sucessão esse ano.

O PT foi de Antônio Gomide em 2020- o segundo mais votado- e ele volta esse ano, pelo mesmo partido, como pré-candidato ao Executivo.

Mais dois políticos que disputara a Prefeitura em 2020, querem novamente disputar o cargo esse ano: José de Lima e João Gomes. Eles, no entanto, trocaram de partidos. Em 2020, José de Lima saiu candidato pelo Patriotas e, agora, quer entrar na disputa pelo PMB. João Gomes, por sua vez, disputou o pleito passado pelo PSDB e, agora, ele é pré-candidato pelo PSD, que tem mais dois outros nomes: Kim Abrahão e Jader Melo.

Na eleição de 2020, o PSD também esteve presente na disputa. O nome, à época, era do delegado Humberto Evangelista. O PMD não participou do pleito passado.

O PSDB, nessa eleição, apresenta como pré-candidato Hélio Lopes. O partido está federado com o Cidadania, que também tem pré-candidato: Michel Roriz. O Cidadania não esteve na disputa de 2020.

O PSOL participou em 2020 com o então candidato Douglas e, para o pleito desse ano, o nome apresentado é o de Eugênio Lourenço Dias.

Márcio Corrêa participou do pleito de 2020, então, pelo MDB, que ele deixou recentemente e filiou-se ao PL, partido pelo qual ele é pré-candidato. O PL não esteve na disputa majoritária passada. O MDB não sinaliza, até o momento, disputar a Prefeitura de Anápolis esse ano.

O PSB não esteve na disputa de 2020, mas no pleito deste ano, quer entrar e o pré-candidato é Lisieux José Borges. O mesmo que o PDT, que não disputou o pleito passado e, agora, apresenta Mariene Stival como pré-candidata.

O União Brasil (resultado da união entre o PSL e o DEM), teve Valeriano Abreu (PSL) como candidato em 2020. No pleito desse ano, o UB tem Eerizânia Freitas como sua pré-candidata.

Isso mostra que eleição é uma coisa dinâmica. E, no caso das eleições de 2024, não é diferente e pode, ou não, surgir algum nome ou partido diferente até as convenções. Mas, já dá para sentir um gostinho do que vem por aí.

Rótulos: anápoliscapadestaqueeconomiagoiás

Mais Artigos

Foto: Paulo de Tarso

Anápolis sem planos para encabeçar chapa ao governo ou senado em 2026

de Orisvaldo Pires
22 de setembro de 2025
0

Nenhum nome de Anápolis está entre aqueles especulados, até o momento, para a disputa das eleições majoritárias em Goiás em...

Bolsonaro participou de evento com Charlie Kirk em fevereiro de 2023. — Foto: Getty Images via BBC

Ativista americano teria sugerido que Trump aplicasse tarifas ao Brasil por julgamento de Bolsonaro

de Vander Lúcio Barbosa
11 de setembro de 2025
0

O ativista Charlie Kirk, fundador do grupo Turning Point USA e um dos principais aliados de Donald Trump na extrema...

Vice-prefeito Walter Vosgrau

Vice-prefeito Walter Vosgrau confirma desembarque no PSD

de Claudius Brito
26 de agosto de 2025
0

Nos próximos dias, o vice-prefeito de Anápolis, Walter Vosgrau, vai oficializar a sua filiação ao Partido Social Democrático, o PSD,...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Juíza Placidina Pires, titular da Vara dos Feitos Relativos a Organizações Criminosas e Lavagem de Capitais de Goiás | Foto: arquivo pessoal

    Juíza condena 14 por golpe do “novo número”

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Assalto em chácara de Márcio Corrêa repercute. Polícia investiga o caso

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Brasil é alvo de vírus que se espalha sozinho pelo WhatsApp

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • UniEVANGÉLICA firma acordo estratégico com Kingspan Isoeste para fomentar soluções reais

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Polícia Civil prende suspeito por roubo a fazenda do prefeito Márcio Corrêa

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui