A Prefeitura de Anápolis, através da Secretaria Municipal de Saúde acaba de solucionar um problema antigo, ao reajustar os valores pagos pelas consultas realizadas por clínicos, pediatras e gineco-obstetras. Estes profissionais recebiam R$ 2,04 por consulta o que desestimulava este tipo de procedimento.
Há 10 anos o município oferecia cerca de 10 mil consultas mensais a estes profissionais que exerciam seu trabalho nas unidades de saúde conveniadas como Santa Casa, Maternidade, Doutor Adalberto e Centro de Saúde Materno Infantil Sônia Santillo. Hoje, devido aos baixos valores praticados somente cerca de 3.500 consultas são realizadas.
A partir deste mês, a Semusa estará remunerando estes profissionais da mesma maneira com que remunera os demais especialistas, ou seja, R$ 10,00 por consulta. Tal medida proporciona também um afluxo de recursos as instituições prestadoras de serviços, uma vez que 25% dos valores destas consultas são destinadas ao custeio administrativo destas entidades.
De acordo com a Semusa, tal medida, além de valorizar os profissionais médicos destas especialidades vai proporcionar um melhor atendimento ao usuário da rede pública, oferecendo recursos próprios e se constituindo no primeiro município brasileiro a implementar esta remuneração.
Queda de patente pode facilitar acesso a medicamentos para obesidade via SUS
A queda de patente de medicamentos contra obesidade pode permitir sua incorporação no SUS, beneficiando pacientes de todo o Brasil....